🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo é editado para fazer crer que Lula disse que pobres não têm que estudar

Por Amanda Ribeiro

16 de janeiro de 2023, 14h09

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu em discurso que pobres e negros não têm que estudar, e sim trabalhar. O vídeo que circula nas redes sociais tira de contexto um discurso feito pelo então candidato à presidência em 24 de outubro do ano passado na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Na fala completa, Lula argumenta que a demora em construir as primeiras universidades no país seria resultado de uma “mentalidade escravista” da elite brasileira.

Publicações com o vídeo fora de contexto circulam principalmente no Facebook, plataforma em que acumulam ao menos 185 mil compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (16). O conteúdo também já foi visualizado milhares de vezes no Kwai.


Selo não é bem assim

Trecho de fala de Lula circula fora de contexto nas redes para sugerir que presidente defende que pobres e negros têm que trabalhar, e não estudar

O trecho de um discurso de outubro do ano passado em que o presidente Lula critica a demora na criação das primeiras universidades no Brasil tem circulado nas redes fora de contexto para sugerir que o petista defenderia que negros e pobres não têm que aprender, apenas trabalhar. Em sua fala completa, em evento na PUC-SP em 24 de outubro de 2022, Lula defende que todos devem ter acesso às mesmas oportunidades.

Confira abaixo o trecho completo do discurso:

"O que é uma vergonha é que a Argentina já tinha feito, sabe, em 1919 a Argentina já tinha quantas universidades? O Brasil foi ter a sua primeira em 1920. Em 1920 foi ter a primeira universidade nossa, numa demonstração de que a elite política do Brasil nunca teve interesse que o povo pobre chegasse à universidade.

E por quê? Porque prevalecia uma mentalidade escravista: ‘pobre não tem que aprender, pobre tem que trabalhar’, ‘negro não tem que aprender, negro tem que trabalhar’. E nós precisamos provar que pobre, negro e nordestino é gente. Todo mundo quer ter o direito de se desenvolver e quer ter oportunidade."

Essa não é a primeira vez que publicações tiram de contexto falas do presidente sobre temas sociais. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o Aos Fatos desmentiu que Lula teria dito que “o papel dos pobres é esperar as políticas de ajuda do governo”. Também foram editados vídeos que faziam crer que o petista teria dito que a população de baixa renda é imbecil e ignorante, descartável como papel higiênico e que tem que comer carne de terceira e sofrer.

Referências:

1. YouTube (TV PUC)
2. Aos Fatos (1, 2, 3 e 4)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.