Vídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

Compartilhe

Foi manipulado o vídeo que sugere que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) apoia a pré-candidatura do empresário Pablo Marçal (PRTB) para a Prefeitura de São Paulo. A declaração usada pelas peças de desinformação foi editada e tirada de contexto. Tanto o parlamentar quanto seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declararam voto no atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 110 mil visualizações no TikTok e cerca de 1.100 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta quinta-feira (18).

[Vídeo mostra Eduardo Bolsonaro exaltando Pablo Marçal]

Posts nas redes têm compartilhado um trecho manipulado de uma entrevista de Eduardo Bolsonaro para sugerir que o deputado declarou voto em Pablo Marçal. O vídeo editado tira de contexto os elogios feitos à atuação do empresário durante as enchentes no Rio Grande do Sul e omite as críticas sobre sua atuação política.

Na entrevista original (veja abaixo), transmitida pela Gazeta do Povo em 9 de julho, Eduardo não chancela a candidatura de Marçal e diz que “falta história” ao empresário, que não teria apoiado abertamente a reeleição de Jair Bolsonaro em 2022 ou se posicionado politicamente sobre os presos do 8 de Janeiro.

Confira abaixo o trecho da fala:

Mas eu acho que o Marçal, em que pese ele ser um empresário de sucesso, ele carece um pouquinho de história. A política é um terreno onde existe fila, onde você tem que provar um pouquinho com a sua história, que você tem os atributos e os requisitos para chegar àquele cargo (...) E aí eu pergunto, poxa, onde é que estava o Marçal na eleição de 2022? Ele estava postando ‘nem Lula nem Bolsonaro’. (...) Enfim, tiveram vários flancos, várias possibilidades de batalha dentro do campo político em que eu, pelo menos, não vi a opinião dele. Então é difícil você avalisar alguém em cima da hora para sair ao cargo tão importante quanto a prefeitura de São Paulo.

Na sequência, Eduardo reconhece o trabalho voluntário de Marçal para ajudar os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, mas diz que é preciso esperar que o tempo passe para que ele mostre se é efetivamente um bom candidato.

Logo abaixo do vídeo fora de contexto, as peças desinformativas exibem uma foto de Marçal sorrindo ao lado de Jair Bolsonaro. O registro foi feito em 4 de junho deste ano, um dia antes do ex-presidente anunciar apoio a Ricardo Nunes na disputa para a Prefeitura de São Paulo.

A peça de desinformação foi compartilhada pelo próprio Marçal. Em resposta publicada nas redes, Eduardo Bolsonaro criticou o que chamou de “recorte malicioso” feito pelo empresário e ressaltou que tanto ele quanto o pai apoiam a pré-candidatura de Ricardo Nunes para a Prefeitura de São Paulo.

Outro lado. Aos Fatos procurou o pré-candidato Pablo Marçal para questionar sobre a publicação do vídeo desinformativo. Em nota, sua assessoria afirmou que "a única manifestação que Marçal fez sobre o caso foi postar um story com o vídeo da entrevista de Eduardo Bolsonaro na íntegra e com o seguinte comentário: 'meu Senador em 2026'". O story não está mais disponível.

Em busca nas redes do pré-candidato, no entanto, a reportagem encontrou o vídeo desinformativo ainda no ar no X e no TikTok.

O caminho da checagem

Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou a entrevista original de Eduardo Bolsonaro à Gazeta do Povo e verificou que a fala do deputado havia sido tirada de contexto. Em busca nas redes de Eduardo, encontramos o post em que ele desmente as publicações enganosas e ressalta seu apoio político a Ricardo Nunes.

A partir de uma marca d’água presente no vídeo manipulado, verificamos que a peça de desinformação havia sido disseminada pelo próprio Pablo Marçal. Procuramos, então, a assessoria do pré-candidato.

Referências

  1. YouTube
  2. O Globo
  3. Folha de S.Paulo (1 e 2)
  4. nota
  5. vídeo desinformativo

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que Congresso aprovou lei que proíbe casamento homoafetivo no Brasil

É falso que Congresso aprovou lei que proíbe casamento homoafetivo no Brasil

falsoLula teve uma hemorragia intracraniana, não um ‘derrame cerebral’

Lula teve uma hemorragia intracraniana, não um ‘derrame cerebral’

falsoVídeo usa dublagem falsa para inventar fala de Jay-Z sobre acusação de abuso sexual

Vídeo usa dublagem falsa para inventar fala de Jay-Z sobre acusação de abuso sexual