Vídeo é manipulado para afirmar que Bolsonaro liderou pesquisa Ipec divulgada em 12 de setembro

Compartilhe

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), não lidera a pesquisa de intenção de voto do instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) divulgada pela Globo no dia 12 de setembro, como afirmam postagens nas redes (veja aqui). O vídeo que circula é uma versão editada de uma reportagem veiculada pelo Jornal Nacional, que na verdade mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% das intenções de voto e Bolsonaro com 31%. A versão enganosa troca os nomes dos candidatos nas falas dos apresentadores e nos gráficos exibidos.

Até esta segunda-feira (19), a postagem já havia ultrapassado 186 mil visualizações e centenas de compartilhamentos no Facebook.


Selo falso

Bolsonaro ganha no 1º e no 2º turno

Print de publicação enganosa que diz que Bolsonaro ganharia eleições de 2022 no primeiro e no segundo turno

Um vídeo que circula nas redes sociais usa imagens do Jornal Nacional, da Globo, e áudios editados para fazer crer que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera as intenções de voto à Presidência em uma pesquisa do Ipec divulgada em 12 de setembro, o que é falso. As imagens e o áudio da reportagem original foram manipulados para trocar as posições dos textos com os nomes dos candidatos e também com os índices de aprovação do presidente. Na edição desta segunda (19), o Jornal Nacional desmentiu a veracidade do vídeo.

Foram mudadas, por exemplo, as posições de Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): na verdade, a pesquisa mostra que Lula lidera as intenções de voto, com 46%, enquanto Bolsonaro tem 31% (confira abaixo a comparação).

À esquerda, gráfico desinformativo, com Bolsonaro na frente de Lula; à direita, o gráfico que foi veiculado na reportagem, que mostra Lula com 46% e Bolsonaro com 31%Posições invertidas. Frame do vídeo troca os percentuais de Bolsonaro e Lula na pesquisa (Reprodução/TV Globo)

Outros gráficos também foram alterados no vídeo desinformativo. As imagens manipuladas mostram um crescimento da avaliação positiva do governo Bolsonaro no Ipec e uma queda na rejeição, mas o gráfico mostra o contrário. Também foram trocadas as cores das barras: enquanto o “ruim/péssimo” aparece em vermelho nas imagens originais, no vídeo manipulado eles aparecem em branco. A pesquisa real mostra 45% de avaliações ruim/péssimo no governo de Jair Bolsonaro, 30% de ótimo/bom e 23% de regular.

Comparativo de gráfico desinformativo e gráfico correto sobre a Avaliação da Administração de Bolsonaro, pela pesquisa IPEC, apresentado pelo JN
Gráficos alterados. Avaliação de Bolsonaro tem 45% de ruim e péssimo (D), e não de ótimo/bom (E), como mostra o vídeo desinfotmativo (Reprodução/TV Globo)

O vídeo que viralizou desinforma também sobre a avaliação a respeito da “maneira de governar” do presidente. As variações percentuais de 57% a 59% se referem a um crescimento na desaprovação, e não na aprovação desse quesito. Assim como também é apresentado uma queda entre a população que aprova e não a que desaprova o governo, de 37% para 35%. Em junho deste ano, o Datafolha divulgou uma pesquisa que apontava o governo de Jair Bolsonaro com a maior rejeição desde a redemocratização do Brasil.

Comparativo de gráfico desinformativo e gráfico correto sobre a Maneira de Governar de Bolsonaro, pela pesquisa IPEC, apresentado pelo JNManeira de Governar. Textos "aprovam" e "desaprovam" foram invertidos no gráfico que aparece nas peças desinformativas (E) (Reprodução/TV Globo)

Em nota enviada para o G1, o Ipec informou que denunciou o vídeo no sistema de alerta de desinformação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que acionou o MPE (Ministério Público Eleitoral) para tomar as medidas cabíveis.

Esta checagem também foi feita por Fato ou Fake, pelo Jornal Nacional, pelo UOL Confere, pela Reuters e pela Agência Lupa.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Jornal Nacional (1 e 2)
  2. G1 (1 e 2)
  3. Cultura
  4. Uol
  5. Reuters
  6. Agência Pública

Compartilhe

Leia também

falsoPosts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

Posts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

falsoÉ falso que 91 fuzis apreendidos em megaoperação policial no Rio pertenciam a CACs

É falso que 91 fuzis apreendidos em megaoperação policial no Rio pertenciam a CACs

falsoVídeo mostra bastidores de clipe, não criminosos no Complexo da Penha

Vídeo mostra bastidores de clipe, não criminosos no Complexo da Penha

fátima
Fátima