O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi xingado de “vagabundo” pelo público da 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Natal, como dizem postagens nas redes sociais (veja aqui). O áudio com as ofensas foi inserido nas cenas originais, que foram publicadas pelo UOL no dia 16 de junho e nas quais não é possível ouvir manifestações hostis contra o pré-candidato.
O vídeo com o áudio falso acumula ao menos 650 mil visualizações no TikTok e 4.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (1º).
Um áudio com gritos de “vagabundo” foi editado junto com um vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita à 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Natal. Na gravação original, publicada pelo UOL no dia 16 de junho, não é possível ouvir ataques ao pré-candidato (confira abaixo).
Outros registros do mesmo evento mostram que não houve manifestação hostil do público. No canal oficial no YouTube do petista, por exemplo, há um vídeo de 9 minutos gravado na ocasião, e em nenhum momento é possível ouvir xingamentos direcionados ao político.
No dia 16 de junho, Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), respectivamente pré-candidatos a presidente e a vice-presidente da República, iniciaram por Natal uma agenda de compromissos no Nordeste. Após a capital potiguar, os dois visitaram Maceió e Aracaju.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.