🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo é editado para fazer crer que Lula disse que negros são escravos e vagabundos

Por Priscila Pacheco

21 de maio de 2021, 16h49

Um trecho de uma entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) circula em posts nas redes sociais editado para fazer crer que ele afirmou que negros são escravos e vagabundos (veja aqui). Na fala completa, disponível no site DCM e no canal do petista no YouTube, ele opinava a respeito da visão que os mais ricos têm da população negra.

O vídeo editado somava ao menos 1.032 compartilhamentos em posts no Facebook nesta sexta-feira (21) e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


Selo falso

Lula diz “negros são escravos e vagabundos

Sobre uma marca d'água com o selo 'falso', reprodução de frame de vídeo com a alegação falsa de que Lula teria dito que negros são escravos e vagabundos.

Não é verdade que o ex-presidente Lula (PT) tenha afirmado que negros são escravos e vagabundos, como alegam as postagens checadas. O vídeo que circula nas publicações é uma versão editada e fora de contexto de uma declaração do petista em entrevista concedida ao site DCM em abril.

Na fala completa, o petista dava sua opinião sobre como a elite brasileira enxergaria a população negra: “É assim, desde a proclamação da República, desde o fim da escravidão, eles [elite] pensam assim. Os negros não foram libertados para virar cidadãos e cidadãs, eles deixaram de ser escravos para virar vagabundos. Porque é assim que a elite tratava eles e continua tratando até hoje”.

O vídeo original pode ser visto no canal oficial de Lula no YouTube e no site do DCM. A fala destacada começa aos 29 minutos e 30 segundos.

A peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa.

Referências:

1. YouTube Lula
2. DCM


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.