Vídeo usa dublagem falsa para inventar fala de Jay-Z sobre acusação de abuso sexual

Compartilhe

Não é verdade que o rapper e empresário americano Jay-Z se pronunciou em vídeo após ser acusado de abusar sexualmente de uma menina de 13 anos junto com o também rapper Diddy em uma festa ocorrida em 2000. As peças desinformativas inseriram uma dublagem falsa em uma entrevista concedida por Jay-Z em outubro de 2023 ao programa americano CBS Mornings.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam milhares de visualizações no TikTok e no Kwai até a tarde desta quarta-feira (11).

Jay Z quebra silêncio e se pronuncia sobre seu caso. ‘Eu preciso me posicionar diante das acusações que surgiram sobre um suposto acontecimento de mais de 20 anos atrás’

Publicações compartilham vídeo com dublagem falsa como se mostrasse um pronunciamento do rapper Jay-Z, acusado de estupro de vulnerável.

Um vídeo antigo, editado com uma dublagem falsa, tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse um pronunciamento recente de Jay-Z sobre as acusações contra ele de estupro de vulnerável. O conteúdo usa um áudio em português com palavras sem qualquer relação com o que o rapper diz no vídeo original, de outubro de 2023 — antes de as acusações virem a público, no último domingo (8). Desde então, Jay-Z se pronunciou apenas por nota, em que negou as acusações e disse ser vítima de chantagem.

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos encontrou a entrevista original, gravada em 23 de outubro de 2023 para o programa americano CBS Mornings. Nela, Jay-Z discute temas variados, como paternidade, vulnerabilidade e carreira.

Não há qualquer menção às acusações ou ao também rapper e empresário Diddy, preso em 16 de setembro deste ano por acusações de tráfico sexual e outros crimes.

No último domingo, uma ação judicial originalmente apresentada em outubro foi reaberta para inserir Jay-Z como réu. A autora do processo alega ter sido violentada pelo rapper durante uma festa após a premiação MTV Video Music Awards, em Nova York, no ano 2000, quando tinha 13 anos de idade. Segundo ela, outras duas celebridades — entre elas, Diddy — teriam assistido ao ato.

Jay-Z se pronunciou por meio dos perfis nas redes da Roc Nation, uma de suas empresas. Na nota, que não é similar ao pronunciamento falso que circula nas redes, o rapper nega as imputações e acusa Tony Buzzbee, advogado responsável por mover o processo contra ele, de chantagem.

Desde a prisão de Diddy, em setembro, Aos Fatos já checou uma série de publicações enganosas que associavam celebridades a casos de abuso sexual. Peças de desinformação já associaram o cantor Justin Bieber, o ator Leonardo DiCaprio e até a vice-presidente e candidata derrotada à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, aos crimes cometidos pelo rapper.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos constatou que a gravação compartilhada pelas peças enganosas foi feita em outubro de 2023 e não tem qualquer relação com as acusações de abuso sexual feitas na última semana contra Jay-Z.

Além disso, encontramos a nota oficial do rapper sobre o caso e constatamos que ela não tem relação com a dublagem inserida nos posts desinformativos. Também consultamos a imprensa para contextualizar o caso.

Referências

  1. BBC Brasil
  2. Terra
  3. X (@rocnation)
  4. WPRI
  5. Aos Fatos (1, 2 e 3)

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta