🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo do ex-jogador Ronaldo foi editado para insinuar que ele declarou apoio a Bolsonaro

Por Priscila Pacheco

28 de outubro de 2022, 14h16

Não é verdade que o empresário e ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário aparece em um vídeo dançando uma canção de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), conforme é mostrado em postagens nas redes sociais. No vídeo original, publicado no Instagram autenticado de Ronaldo nesta quarta-feira (26), a música que toca é "Just like the wind", e não há qualquer menção a políticos. Na legenda, o empresário pergunta se o público já assistiu ao documentário no Globoplay sobre a sua biografia.

As postagens que disseminam o vídeo editado contam com ao menos 19,1 mil curtidas no Instagram e 9.500 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (28).


Selo falso

Vídeo de Ronaldo com áudio falso para afirmar que ele declarou apoio a Bolsonaro

Uma canção que diz “vota, vota e confirma. 22 é Bolsonaro” foi adicionada por meio de edição a um vídeo em que o ex-jogador Ronaldo Nazário aparece dançando dentro de um carro. Na gravação original, publicada na conta oficial de Ronaldo no Instagram na quarta-feira (26), o empresário dança e canta "Just like the wind", música interpretada pelo cantor porto-riquenho Tony Garcia nos anos 1990.

Na postagem, Ronaldo pergunta "Já assistiram ao meu documentário no @globoplay?”. O filme “Ronaldo, o Fenômeno” foi lançado na plataforma na semana passada e mostra a trajetória do ex-jogador entre os anos 1998 e 2002.

Não há registros de que Ronaldo tenha declarado apoio a Bolsonaro nesta eleição. Durante uma entrevista na segunda-feira (25), ele defendeu Neymar por ter assumido o voto no presidente Jair Bolsonaro, mas disse que não iria revelar a sua posição política por ter sido “massacrado” em 2014 ao dizer que votaria em Aécio Never (PSDB-MG), que disputou o pleito contra Dilma Rousseff (PT).

"É uma injustiça muito grande. Sofri isso na pele quando declarei meu voto no Aécio, em 2014, e fui massacrado. Por isso não vou declarar meu voto, por experiência própria. O Neymar e qualquer cidadão tem o direito de declarar seu voto e não ser criticado por isso", disse.

Referências:

1. Instagram Ronaldo
2. Extra
3. UOL

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.