Vídeo de 2016 em que Tebet critica governo Dilma circula como se fosse recente

Compartilhe

É antigo e não tem relação com o governo Lula um vídeo que mostra a atual ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), criticando indicadores econômicos em discurso no Congresso. O registro foi gravado em maio de 2016, quando a então senadora defendeu o impeachment de Dilma Rousseff (PT).

As peças de desinformação que compartilham o vídeo fora de contexto acumulavam ao menos 56 mil visualizações no TikTok e 80 mil visualizações no Kwai até a tarde desta segunda-feira (9). Os posts enganosos circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Desanima qualquer um. Ministra do Lule, 5/12/2024.

Vídeo antigo mostra Simone Tebet, mulher com cabelos escuros e roupa branca, discursando no Congresso. Legenda enganosa alega que fala da ministra ocorreu em 5/12/2024.

Um trecho de um discurso de 2016 de Simone Tebet tem circulado nas redes como se fosse recente e mostrasse a atual ministra do governo Lula criticando indicadores econômicos. Gravadas no Congresso em 11 de maio daquele ano, as imagens registram uma fala da então senadora contra o governo de Dilma Rousseff.

Na ocasião, Tebet citou dados negativos sobre o PIB (Produto Interno Bruto) — que caiu 3,8% em 2015 —, a inflação — que fechou o ano em 10,67% — e o desemprego — que na época era de 9,6% — para defender a admissibilidade do impeachment da então presidente.

Os índices econômicos do atual governo são diferentes dos citados por Tebet no vídeo compartilhado pelas peças de desinformação:

  • Em 2023, o PIB cresceu 2,9% e deve fechar em cerca 3,3% neste ano, segundo estimativas do Ministério da Fazenda e do mercado financeiro;
  • A inflação acumulada dos últimos 12 meses é de 4,76%;
  • No trimestre terminado em outubro, a taxa de desemprego ficou em 6,2%, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
  • Por fim, a Selic, taxa básica de juros, é atualmente de 11,25%, menor do que o índice de 14,25% registrado em maio de 2016.

Por meio de busca na imprensa e nas redes, Aos Fatos não localizou nenhuma declaração recente de Tebet com teor semelhante ao do vídeo usado pelas peças de desinformação. Na última terça-feira (3), inclusive, a ministra comemorou a taxa de crescimento do PIB, que foi de 3,3% até setembro.

O processo de cassação de Dilma Rousseff, que começou em dezembro de 2015, foi encerrado poucos meses depois da fala de Tebet, em 31 de agosto de 2016. Sob a acusação de prática de crime de responsabilidade pelas chamadas “pedaladas fiscais”, a então presidente perdeu o cargo, mas manteve os direitos políticos.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos verificou que o vídeo compartilhado pelas peças enganosas é de maio de 2016, quando Tebet discursou no Senado a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Também procuramos dados do IBGE e do Banco Central para comparar os indicadores econômicos atuais aos de 2015 e 2016.

Referências

  1. g1 (1, 2, 3, 4 e 5)
  2. UOL
  3. IBGE (1 e 2)
  4. Agência Brasil
  5. Banco Central
  6. Instagram

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta