É antigo e não tem relação com o governo Lula um vídeo que mostra a atual ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), criticando indicadores econômicos em discurso no Congresso. O registro foi gravado em maio de 2016, quando a então senadora defendeu o impeachment de Dilma Rousseff (PT).
As peças de desinformação que compartilham o vídeo fora de contexto acumulavam ao menos 56 mil visualizações no TikTok e 80 mil visualizações no Kwai até a tarde desta segunda-feira (9). Os posts enganosos circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Desanima qualquer um. Ministra do Lule, 5/12/2024.
Um trecho de um discurso de 2016 de Simone Tebet tem circulado nas redes como se fosse recente e mostrasse a atual ministra do governo Lula criticando indicadores econômicos. Gravadas no Congresso em 11 de maio daquele ano, as imagens registram uma fala da então senadora contra o governo de Dilma Rousseff.
Na ocasião, Tebet citou dados negativos sobre o PIB (Produto Interno Bruto) — que caiu 3,8% em 2015 —, a inflação — que fechou o ano em 10,67% — e o desemprego — que na época era de 9,6% — para defender a admissibilidade do impeachment da então presidente.
Os índices econômicos do atual governo são diferentes dos citados por Tebet no vídeo compartilhado pelas peças de desinformação:
- Em 2023, o PIB cresceu 2,9% e deve fechar em cerca 3,3% neste ano, segundo estimativas do Ministério da Fazenda e do mercado financeiro;
- A inflação acumulada dos últimos 12 meses é de 4,76%;
- No trimestre terminado em outubro, a taxa de desemprego ficou em 6,2%, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
- Por fim, a Selic, taxa básica de juros, é atualmente de 11,25%, menor do que o índice de 14,25% registrado em maio de 2016.
Por meio de busca na imprensa e nas redes, Aos Fatos não localizou nenhuma declaração recente de Tebet com teor semelhante ao do vídeo usado pelas peças de desinformação. Na última terça-feira (3), inclusive, a ministra comemorou a taxa de crescimento do PIB, que foi de 3,3% até setembro.
O processo de cassação de Dilma Rousseff, que começou em dezembro de 2015, foi encerrado poucos meses depois da fala de Tebet, em 31 de agosto de 2016. Sob a acusação de prática de crime de responsabilidade pelas chamadas “pedaladas fiscais”, a então presidente perdeu o cargo, mas manteve os direitos políticos.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos verificou que o vídeo compartilhado pelas peças enganosas é de maio de 2016, quando Tebet discursou no Senado a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Também procuramos dados do IBGE e do Banco Central para comparar os indicadores econômicos atuais aos de 2015 e 2016.