🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra despedida de coronel da PMERJ, não homenagem a Bolsonaro

Por Bianca Bortolon

27 de junho de 2023, 15h53

Não é verdade que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi homenageado recentemente pela PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), como alegam publicações que circulam nas redes sociais. As gravações mostram a cerimônia de despedida do coronel Rubens Castro Peixoto, do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), em agosto de 2021.

Vídeos com a afirmação falsa acumulam ao menos 100 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (27).


Selo falso

Presidente vestiu o uniforme da PMERJ e foi festejado… Mas, pera aí??? Não foi o Lula??? O homenageado foi o Bolsonaro??? Será que o Mecanismo vai querer puní-lo porque ele botou a farda Treme Terra???

Vídeo engana ao alegar que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi homenageado pela PMERJ. As gravações são da cerimônia de despedida de um comandante da instituição.

Publicações nas redes enganam ao afirmar que um vídeo mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro vestindo uniforme e sendo homenageado pela PMERJ. O Aos Fatos identificou que as gravações, na verdade, foram registradas em agosto de 2021 durante cerimônia de despedida do coronel Rubens Castro Peixoto, então comandante do CFAP. Em nota enviada ao Aos Fatos, a assessoria da PMERJ confirmou que o vídeo é antigo e não se refere ao ex-presidente.

Um vídeo da cerimônia foi publicado na página do Facebook do CFAP no dia 30 de agosto de 2021. Na gravação oficial, Peixoto discursa para os oficiais e em seguida caminha para o centro da tropa, que levanta o coronel repetidas vezes enquanto entoa o termo “mito”. O mesmo momento é visível sob outro ângulo nas peças desinformativas.

Ângulos diferentes. O vídeo desinformativo e a gravação divulgada no Facebook da CFAP mostram os mesmos momentos sob diferentes ângulos.

Além disso, segundo a agenda presidencial, na data em que o vídeo oficial da CFAP foi publicado, Bolsonaro esteve no Palácio do Planalto, em Brasília, ao longo de todo o dia. Em datas próximas, a única viagem registrada do ex-presidente foi para Goiânia.

A AFP também desmentiu as publicações enganosas.

Referências:
1. Facebook (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças)
2. WebArchive

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.