🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de supostos traficantes é, na verdade, gravação de filme no Rio

Por Bernardo Barbosa

20 de agosto de 2020, 18h23

É falso que vídeos publicados nesta quinta-feira (20) em redes sociais mostram traficantes fugindo diante de policiais no Rio, assim como não é verdade que a suposta ação criminosa seja resultado das condições impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para operações em favelas fluminenses (veja aqui). A própria Polícia Militar do Rio confirmou que a gravação mostra uma “obra de ficção”.

Até o fim da tarde de quinta, o vídeo tinha sido compartilhado mais de 20.000 vezes no Facebook. O conteúdo foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

STF proibiu polícia de agir no RJ. Aí está o resultado.

Vídeos que circularam nas redes sociais nesta quinta-feira (20) mostram a gravação de um filme no Rio de Janeiro, não uma fuga de traficantes diante de policiais militares, como dizem publicações no Facebook. A Polícia Militar do Rio confirmou, via Twitter, que as imagens são de “uma obra de ficção”. Os posts associam as imagens a recentes decisões do STF que restringiram operações em favelas fluminenses.

Há pelo menos dois ângulos da filmagem circulando nas redes: um gravado de cima, aparentemente de um prédio, e outro do nível da rua. Foi em resposta a uma postagem no Twitter de uma dessas gravações que, na madrugada desta quinta, a PM do Rio informou que o vídeo mostrava imagens de ficção.

“A Polícia Militar esclarece que este material trata-se de uma obra de ficção”, publicou a corporação.

Um dos vídeos traz elementos que ajudam a confirmar isso. Nas imagens feitas no nível da rua, é possível ver um homem com uma claquete e pelo menos um cinegrafista, além de curiosos que filmam tranquilamente, com seus celulares, trechos da gravação.

Os vídeos publicados mostram uma parte da gravação do filme “Rocinha - Toda História Tem Dois Lados”, da BS Produções. No Instagram da produtora, é possível encontrar registros dos bastidores das filmagens. Uma das fotos é do ator Peter Brandão, que publicou mais cedo em seu Instagram um vídeo que mostra a cena compartilhada por outras pessoas como se fosse real. No post, ele diz que a cena foi gravada na quarta-feira (19).

A divulgação das imagens como se fossem reais e a associação delas ao STF vêm depois de o tribunal impor condições adicionais à realização de operações policiais em favelas no Rio. Na segunda-feira (17), após recurso do PSB contra decretos do governo fluminense, a corte decidiu que helicópteros só podem ser usados em operações em caso de “estrita necessidade”, comprovada por meio de relatório.

No começo de agosto, o STF já havia decidido suspender operações policiais no estado do Rio durante a pandemia de Covid-19, a não ser em “casos excepcionais” — ou seja, comprovadamente necessário para proteger vidas e patrimônios — e com acompanhamento do Ministério Público. Em seu voto, o relator do caso, ministro Edson Fachin, afirmou que os protocolos para o uso de armas de fogo “exigem que o Estado somente empregue a força quando necessário e a justificativa exaustiva dessas razões”.

Referências:

1. Twitter da PM do Rio

2. Instagram BS Produções (1, 2 e 3)

3. Instagram Peter Brandão

4. STF (1 e 2)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.