Vídeo de motociata em Brasília é antigo e sem relação com depoimento de Tagliaferro

Compartilhe

É falso que um vídeo mostra uma motociata ocorrida em Brasília na última terça-feira (2) após o depoimento de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, em uma comissão do Senado. A cena compartilhada pelas peças de desinformação foi registrada em julho deste ano.

Publicações descontextualizadas acumulavam 3.300 curtidas no Instagram e mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (4).

MOTOCIATA EM BRASÍLIA AGORA. REAJA BRASIL! Ex-assessor de Alexandre de Moraes revela provas que podem mudar tudo e suspender o julgamento do presidente Jair Bolsonaro.

Print de publicação no Instagram que mostra centenas de motociclistas em uma das avenidas de Brasília. À esquerda, uma mulher registra a cena. A legenda da imagem diz: ‘MOTOCIATA EM BRASÍLIA AGORA. REAJA BRASIL! Ex-assessor de Alexandre de Moraes revela provas que podem mudar tudo e suspender o julgamento do presidente Jair Bolsonaro. Senhor, está nas tuas mãos, meu Deus! #Bolsonaro #Brasil #Justiça #DeusNoComando #reajabrasil’.

Posts nas redes mentem ao compartilhar como se fosse recente um registro de uma motociata realizada em julho deste ano em Brasília. De acordo com as peças de desinformação, a manifestação teria ocorrido após o ex-assessor de Moraes Eduardo Tagliaferro apresentar “provas que podem mudar tudo e suspender o julgamento” de Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o vídeo original da manifestação, ocorrida em 29 de julho, publicado no canal no YouTube do deputado federal Evair de Melo (PP-ES). O registro foi feito no Capital Moto Week, evento anual de rock e motociclismo que contou com a participação de Bolsonaro.

A cena foi gravada, portanto, pouco mais de um mês antes da participação de Tagliaferro na Comissão de Segurança Pública do Senado, ocorrida na terça (2).

A reunião se desenrolou ao mesmo tempo em que ocorria o primeiro dia do julgamento do STF contra o núcleo central da trama golpista. A audiência aconteceu a pedido do senador Magno Malta (PL-ES) e tinha como objetivo debater um relatório que apontaria supostas irregularidades cometidas por Moraes para obter provas em processos sobre o 8 de Janeiro.

Ao longo da sessão, Tagliaferro — que está atualmente foragido na Itália e é acusado de crimes como violação de sigilo funcional e obstrução da Justiça — também acusou Moraes de uso indevido da estrutura do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para mover ações contra desinformadores eleitorais e empresários que defendiam um golpe caso Lula (PT) vencesse as eleições de 2022.

O gabinete do magistrado defende a legalidade dos pedidos.

Parlamentares presentes no Senado chegaram a pedir a suspensão do julgamento de Bolsonaro no Supremo, o impeachment de Moraes e até mesmo sua prisão por conta das alegações do ex-assessor. As arguições na corte, no entanto, seguiram normalmente. O julgamento será retomado na próxima terça-feira (9), com a leitura do voto de Moraes, que é relator do caso.

Esta peça de desinformação também foi verificada pela Reuters e pelo Boatos.org.

O caminho da apuração

Inicialmente, realizamos buscas reversas de trechos do vídeo que circulava nas redes. O procedimento permitiu localizar a gravação original, publicada em 29 de julho deste ano pelo deputado federal Evair de Melo.

Também foram consultadas reportagens publicadas na imprensa para contextualizar o depoimento do ex-assessor de Moraes Eduardo Tagliaferro.

Referências

  1. Folha de S.Paulo (1 e 2)
  2. Agência Senado
  3. STF
  4. Senado
  5. g1
  6. Uol
  7. O Globo

Compartilhe

Leia também

Cláudio Castro desinforma sobre pedido de GLO e investimentos no combate ao crime

Cláudio Castro desinforma sobre pedido de GLO e investimentos no combate ao crime

Imagens geradas por IA e cenas fora de contexto viralizam após dia de caos no Rio de Janeiro

Imagens geradas por IA e cenas fora de contexto viralizam após dia de caos no Rio de Janeiro

Após críticas de Castro, posts viralizam ao culpar Lula por ação de traficantes em dia de caos no Rio de Janeiro

Após críticas de Castro, posts viralizam ao culpar Lula por ação de traficantes em dia de caos no Rio de Janeiro

fátima
Fátima