Vídeo de Caetano e Bethânia dançando em festa é de janeiro de 2019, não atual

Compartilhe

Não é atual, mas de janeiro de 2019, um vídeo em que Caetano Veloso e Maria Bethânia aparecem dançando (veja aqui). A peça de desinformação afirma que os cantores estariam descumprindo regras de distanciamento social — provocando aglomeração e não utilizando máscaras faciais — no último Réveillon.

O vídeo foi gravado durante a Lavagem da Purificação — tradicional evento de Santo Amaro (BA), cidade natal dos cantores — em 27 de janeiro de 2019. Naquele dia também foi comemorado o aniversário de Rodrigo Veloso, irmão de Caetano e Bethânia.

Publicações contendo o vídeo antigo contam com ao menos 3.800 compartilhamentos no Facebook e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).


Caetano Rouanet Veloso, Regina Casé, Betânia, Martinália filha de Martinho da Vila e outras dezenas de artistas em festa de réveillon, TODOS SEM DISTANCIAMENTO E SEM MÁSCARAS.

Não foi gravado no último Réveillon um vídeo em que Caetano Veloso, Maria Bethânia e outros artistas aparecem dançando em uma festa, como alegam postagens nas redes sociais. O registro é de janeiro de 2019 — portanto, anterior à pandemia de Covid-19. O Aos Fatos encontrou diversos registros antigos da celebração.

No YouTube, uma cópia do vídeo utilizado na peça de desinformação já havia sido publicada em 2 de fevereiro de 2019. O título indicava que o vídeo havia sido gravado durante a tradicional Lavagem da Purificação em Santo Amaro (BA).

Antes disso, em 27 de janeiro, a produtora de cinema Paula Lavigne publicou um outro vídeo, em seu perfil verificado no Twitter, mostrando Caetano e Bethânia cantando. “Niver de 84 anos de Rodrigo Velloso!”, dizia um trecho da publicação. Ambos utilizavam as mesmas roupas do vídeo que circula com a alegação falsa, assim como a atriz Regina Casé, em uma foto divulgada pela Revista Quem.

A assessoria da cantora Mart'nália se manifestou afirmando que as imagens foram gravadas durante a Lavagem de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, em janeiro de 2019, segundo a Rádio Gaúcha. Caetano Veloso também desmentiu as alegações falsas, por meio de seu perfil verificado no Twitter, na última segunda-feira (4).

Esta peça de desinformação também foi checada por Boatos.org, Fato ou Fake e Agência Lupa.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores