Não é atual, mas de janeiro de 2019, um vídeo em que Caetano Veloso e Maria Bethânia aparecem dançando (veja aqui). A peça de desinformação afirma que os cantores estariam descumprindo regras de distanciamento social — provocando aglomeração e não utilizando máscaras faciais — no último Réveillon.
O vídeo foi gravado durante a Lavagem da Purificação — tradicional evento de Santo Amaro (BA), cidade natal dos cantores — em 27 de janeiro de 2019. Naquele dia também foi comemorado o aniversário de Rodrigo Veloso, irmão de Caetano e Bethânia.
Publicações contendo o vídeo antigo contam com ao menos 3.800 compartilhamentos no Facebook e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).
Caetano Rouanet Veloso, Regina Casé, Betânia, Martinália filha de Martinho da Vila e outras dezenas de artistas em festa de réveillon, TODOS SEM DISTANCIAMENTO E SEM MÁSCARAS.
Não foi gravado no último Réveillon um vídeo em que Caetano Veloso, Maria Bethânia e outros artistas aparecem dançando em uma festa, como alegam postagens nas redes sociais. O registro é de janeiro de 2019 — portanto, anterior à pandemia de Covid-19. O Aos Fatos encontrou diversos registros antigos da celebração.
No YouTube, uma cópia do vídeo utilizado na peça de desinformação já havia sido publicada em 2 de fevereiro de 2019. O título indicava que o vídeo havia sido gravado durante a tradicional Lavagem da Purificação em Santo Amaro (BA).
Antes disso, em 27 de janeiro, a produtora de cinema Paula Lavigne publicou um outro vídeo, em seu perfil verificado no Twitter, mostrando Caetano e Bethânia cantando. “Niver de 84 anos de Rodrigo Velloso!”, dizia um trecho da publicação. Ambos utilizavam as mesmas roupas do vídeo que circula com a alegação falsa, assim como a atriz Regina Casé, em uma foto divulgada pela Revista Quem.
A assessoria da cantora Mart'nália se manifestou afirmando que as imagens foram gravadas durante a Lavagem de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, em janeiro de 2019, segundo a Rádio Gaúcha. Caetano Veloso também desmentiu as alegações falsas, por meio de seu perfil verificado no Twitter, na última segunda-feira (4).
Esta peça de desinformação também foi checada por Boatos.org, Fato ou Fake e Agência Lupa.
De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.