🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de Boechat em 2011 viraliza como se fosse da véspera da morte do jornalista

Por Luiz Fernando Menezes

14 de fevereiro de 2019, 13h46

Um vídeo com trecho da participação de Ricardo Boechat no programa Agora é Tarde, da TV Bandeirantes, em 2011, viralizou nas redes sociais nesta semana como se tivesse sido gravado um dia antes do acidente de helicóptero que matou o jornalista, em São Paulo, nesta segunda-feira (11). Nas imagens, a pedido do apresentador Danilo Gentili, Boechat faz uma piada ao “noticiar” o Apocalipse.

No WhatsApp e no Facebook, o vídeo tem sido explorado para sugerir que a piada causou a morte do jornalista, o que motivou pedidos de checagem ao Aos Fatos de usuários das duas redes sociais. No Facebook, um dos posts analisados já tem mais de 240 mil visualizações e 8.500 compartilhamentos. Essa e outras postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Um dia antes de sua morte, Boechat faz piada com a volta de Jesus. Fizeram chacota com o nome do filho de Deus.

O vídeo mostra trecho da participação de Boechat no programa Agora é Tarde, que era apresentado por Danilo Gentili na TV Bandeirantes, no dia 28 de setembro de 2011. Na ocasião, o apresentador desafiou o jornalista a anunciar o Apocalipse como se estivesse dando uma notícia. O texto da piada não foi criado por Boechat, tendo sido apresentado a ele na hora, pelo teleprompter, como mostra a íntegra do programa. Veja abaixo.

Outro fato que prova que o vídeo não foi gravado um dia ou mesmo semanas antes da morte de Boechat, como sustentam as postagens, é que Danilo Gentili trocou a TV Bandeirantes pelo SBT em 2013.

O jornalista Ricardo Boechat morreu nesta segunda-feira (11), aos 66 anos, em um acidente de helicóptero em São Paulo. A aeronave tentava um pouso de emergência na Rodovia Anhanguera quando foi atingida por um caminhão. O piloto do helicóptero, Ronaldo Quattrucci, também morreu no acidente.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.