Vídeo de 2019 que engana ao ligar PT a pedofilia volta a circular com indícios de coordenação

Compartilhe

Um vídeo desinformativo divulgado pela influenciadora bolsonarista Regina Vilella em 2019 voltou a circular no Twitter na última semana, em perfis de apoio ao presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). O Radar Aos Fatos encontrou 35 tuítes com o conteúdo desinformativo publicados entre 14 e 20 de setembro, somando mais de 5.000 interações (curtidas e retuítes).

Nesta quinta-feira (22), o vídeo também reemergiu em outras plataformas, tendo aparecido em mensagens no WhatsApp e no Telegram e em um vídeo no TikTok. A gravação tira de contexto informações de cartilha de sobre educação sexual feita por uma formadora de professores da rede pública do Ceará naquele ano para afirmar que o governo do estado e o PT estariam incentivando masturbação infantil e pedofilia.

A conta responsável pela maior interação com o conteúdo enganoso, com 3,4 mil interações, foi suspensa nesta quinta-feira (22) do Twitter por violação das regras da plataforma.

Antes de ser amplificado por essa conta, o vídeo já havia sido postado 14 vezes, 10 delas acompanhadas de textos idênticos ou com poucas mudanças, o que é um indício de coordenação.

Procurado pelo Aos Fatos para se posicionar sobre a suspensão do perfil, o Twitter disse em nota que abriu uma apuração interna sobre os casos apontados pela reportagem. Até a tarde desta quinta-feira (22), uma única publicação com o conteúdo enganoso havia saído do ar — outras 34 postagens permaneciam na plataforma sem qualquer alerta de desinformação.


Esta reportagem foi atualizada às 17h25 do dia 22 de setembro de 2022 para incluir a resposta do Twitter, enviada após publicação.

Compartilhe

Leia também

falsoCena registra tornado nos EUA, não no Paraná

Cena registra tornado nos EUA, não no Paraná

falsoFoi gerada por IA cena que mostra passagem de tornado por cidade do Paraná

Foi gerada por IA cena que mostra passagem de tornado por cidade do Paraná

falsoGravação que registra navio da COP30 em chamas foi gerada por inteligência artificial

Gravação que registra navio da COP30 em chamas foi gerada por inteligência artificial

fátima
Fátima