🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de 2012 circula como se mostrasse acidente aéreo ocorrido em setembro em Piracicaba

Por Luiz Fernando Menezes

10 de novembro de 2021, 11h52

É falso que um vídeo que mostra a queda de avião bimotor é um registro do acidente aéreo que ocorreu em Piracicaba (SP) em meados de setembro deste ano, como tem sido compartilhado nas redes sociais (veja aqui). As imagens, na verdade, são de abril de 2012 e foram gravadas em Jundiaí (SP).

O vídeo com o falso contexto acumulava ao menos 5.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (9).


Selo falso

Veja o momento do acidente. Acidente aéreo mata empresário e toda família em Piracicaba.

Imagens de um acidente aéreo ocorrido em 2012 circulam nas redes sociais como se mostrassem a queda de um avião ocorrida em Piracicaba (SP) em meados de setembro deste ano. O vídeo foi gravado em Jundiaí (SP), conforme verificou Aos Fatos por meio de busca reversa de imagens.

A gravação mostra uma aeronave particular que caiu próximo ao aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro no dia 20 de abril de 2012. Na ocasião, um avião bimotor que retornava para a pista após identificar uma falha nos motores perdeu o controle e se chocou contra o solo. O piloto da aeronave morreu na queda.

No acidente de Piracicaba, sete pessoas morreram. A causa da queda é investigada pela Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

O mesmo vídeo também circulou nas redes sociais com a alegação de que seria um registro acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça na última sexta-feira (5).

Referências:

1. G1 (1, 2 e 3)
2. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.