🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo engana ao afirmar que condomínio da CDHU seria obra do governo Bolsonaro

Por Priscila Pacheco

4 de fevereiro de 2022, 18h30

É enganosa a comparação entre dois conjuntos habitacionais em Santo André (SP) feita por um homem em vídeo que circula nas redes sociais (veja aqui). Isso porque: 1) o condomínio mais novo foi construído pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), órgão do estado de São Paulo, e não recebeu recursos do governo Bolsonaro; 2) o empreendimento mais antigo mostrado na gravação não é da Era Lula (2003-2010), mas de 2015, da gestão Dilma Rousseff (PT), e foi uma obra federal, não estadual.

O vídeo reunia ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (4) e também tem sido compartilhado no WhatsApp (fale com a Fátima).


Selo falso

Olha só como é que é o CDHU na era Lula. Na era Lula. Olha lá a diferença. Aí estão construindo aqui. Vão fazer mais umas duas torres. Isso na era PT. Na gestão do Bolsonaro, olha o CDHU como é que é. Que beleza. Seus esquerdistas f*****. Olha a diferença. Tem quadra, tem parquinho. Do outro lado tem piscina. Garagenzinha, portão automático. Eu tô no sétimo andar. Ali era PT. E aqui na gestão do Bolsonaro. CDHU também. Isso aqui é CDHU. Quem é de São Paulo sabe o que é isso. Era Bolsonaro. E ali na gestão PT.

Vídeo faz comparação enganosa entre conjuntos habitacionais

Não procede a comparação feita em vídeo entre dois conjuntos habitacionais de Santo André (SP) como se o mais recente e moderno fosse mérito do governo de Jair Bolsonaro (PL), e o mais antigo, obra de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na verdade, os prédios brancos e cinza mostrados no vídeo, mais atuais, são obra do estado de São Paulo, sem verba federal. Os prédios de cor laranja e bege, descritos como da “era Lula”, foram inaugurados em 2015, na gestão de Dilma Rousseff (PT).

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), mencionada na peça desinformativa, é uma empresa do governo de São Paulo vinculada à Secretaria de Habitação. Ela foi responsável pela construção do condomínio Santo André K, o mais novo. O empreendimento começou a ser construído em outubro de 2018 e foi entregue em dezembro de 2021. O custo de R$ 34,4 milhões foi totalmente bancado pela CDHU, conforme informou a assessoria de imprensa da empresa pública.

O Conjunto Procópio Ferreira, mais antigo, foi entregue em 2015, na gestão de Dilma Rousseff, e construído pela prefeitura com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

Aos Fatos não identificou o autor do vídeo nem a data da gravação, mas é possível verificar que a filmagem ocorreu quando alguns prédios do Santo André K ainda estavam em construção.

Referências:

1. CDHU (Fontes 1, 2 e 3)
2. Prefeitura de Santo André
3. Consórcio ABC
4. Abc do Abc
5. Diário do Grande ABC


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.