🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo compara eventos diferentes para dizer que recepção a Bolsonaro na China foi maior que a de Lula

Por Luiz Fernando Menezes

14 de abril de 2023, 17h35

São enganosas as publicações que comparam imagens das visitas de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China para sugerir que o ex-presidente teria sido recebido com mais pompa que o atual mandatário. O conteúdo traz registros da cerimônia oficial de recepção de Bolsonaro em Pequim e imagens da chegada de Lula a Xangai, mas omitem que o petista também foi recebido na capital chinesa em evento semelhante ao organizado para o seu antecessor.

As peças de desinformação acumulavam 5.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (14). As publicações também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Vídeo compara imagens de eventos diferentes para sugerir que Bolsonaro teve recepção mais grandiosa do que Lula na China

Publicações nas redes sociais têm usado vídeos de eventos distintos para sugerir que Lula não teria sido recebido pelo governo chinês com a mesma pompa com que Bolsonaro foi recepcionado em 2019. As peças de desinformação comparam imagens da chegada do petista a Xangai, primeira parada da comitiva presidencial, na quarta-feira (12), com a recepção do ex-presidente em um evento ocorrido em Pequim, sede do governo chinês. O atual mandatário, no entanto, também participou de uma cerimônia na capital chinesa similar à organizada para Bolsonaro.

Imagens publicadas pela TV Brasil (veja abaixo) nesta sexta-feira (14) mostram o momento em que o atual presidente brasileiro é recebido pelo presidente chinês, Xi Jinping, no evento em Pequim. Ao compará-las com uma gravação feita pela BBC da cerimônia organizada para Bolsonaro em outubro de 2019, é possível perceber que as recepções foram semelhantes.

Comparação entre cerimônias de recepção de Lula e Bolsonaro na China mostra que eventos foram similares
Cerimônia. Imagens mostram que rito de recepção do presidente Lula (à direita) foi idêntico ao de Bolsonaro (Reprodução/BBC Brasil e TV Brasil)

Lula pousou no aeroporto de Xangai na manhã de quarta-feira (12) e foi recepcionado pelo vice-chanceler da China, Xie Feng. Na cidade, o petista se reuniu com empresários e representantes políticos, como o secretário-geral do Partido Comunista Chinês. A comitiva, então, seguiu para Pequim na última quinta-feira (13). Lula deve seguir para os Emirados Árabes no sábado e voltar ao Brasil no domingo.

Referências:

1. YouTube (Fontes 1, 2 e 3)
2. UOL
3. Correio Braziliense
4. Poder 360

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.