São enganosas as publicações que comparam imagens das visitas de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China para sugerir que o ex-presidente teria sido recebido com mais pompa que o atual mandatário. O conteúdo traz registros da cerimônia oficial de recepção de Bolsonaro em Pequim e imagens da chegada de Lula a Xangai, mas omitem que o petista também foi recebido na capital chinesa em evento semelhante ao organizado para o seu antecessor.
As peças de desinformação acumulavam 5.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (14). As publicações também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Publicações nas redes sociais têm usado vídeos de eventos distintos para sugerir que Lula não teria sido recebido pelo governo chinês com a mesma pompa com que Bolsonaro foi recepcionado em 2019. As peças de desinformação comparam imagens da chegada do petista a Xangai, primeira parada da comitiva presidencial, na quarta-feira (12), com a recepção do ex-presidente em um evento ocorrido em Pequim, sede do governo chinês. O atual mandatário, no entanto, também participou de uma cerimônia na capital chinesa similar à organizada para Bolsonaro.
Imagens publicadas pela TV Brasil (veja abaixo) nesta sexta-feira (14) mostram o momento em que o atual presidente brasileiro é recebido pelo presidente chinês, Xi Jinping, no evento em Pequim. Ao compará-las com uma gravação feita pela BBC da cerimônia organizada para Bolsonaro em outubro de 2019, é possível perceber que as recepções foram semelhantes.
Lula pousou no aeroporto de Xangai na manhã de quarta-feira (12) e foi recepcionado pelo vice-chanceler da China, Xie Feng. Na cidade, o petista se reuniu com empresários e representantes políticos, como o secretário-geral do Partido Comunista Chinês. A comitiva, então, seguiu para Pequim na última quinta-feira (13). Lula deve seguir para os Emirados Árabes no sábado e voltar ao Brasil no domingo.