🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de helicóptero jogando bombas em Brasília não foi gravado recentemente

Por Luiz Fernando Menezes

11 de julho de 2023, 14h33

Não foi gravado na última segunda-feira (10) o vídeo que mostra um helicóptero jogando bombas em Brasília que vem circulando nas redes. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o mesmo vídeo foi publicado no Kwai e no TikTok no dia 8 de janeiro deste ano, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

O vídeo descontextualizado acumula ao menos 3.000 curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (11) e também circula no Kwai.


Selo falso

É guerra em Brasília 10/07/2023

Print de vídeo que mostra helicóptero sobrevoando e bombardeando Brasília

São mentirosas as publicações que alegam que um vídeo noturno de um helicóptero sobrevoando e jogando bombas em Brasília teria sido gravado na noite da última segunda-feira (10). O registro de fato foi feito na capital brasileira — as imagens mostram as dependências do Sesi Lab —, mas está disponível nas redes ao menos desde o dia 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram os Três Poderes.

@edsonveiculos #patriota #bosonaro2022 #bolsonaro2022 #vibedodia ♬ som original - Edson Veiculos

Há registros de que a Polícia Militar do Distrito Federal jogou bombas de efeito moral nos manifestantes sediados em Brasília na época, mas o Aos Fatos não conseguiu confirmar que o vídeo que vem circulando nas redes foi, de fato, gravado naquele domingo.

As imagens se assemelham a registros da confusão de 12 de dezembro de 2022, quando manifestantes contrários à prisão do cacique José Acácio Serere Xavante tentaram invadir a sede da Polícia Federal em Brasília e incendiaram veículos que estavam nas proximidades.

Referências:

1. Correio Braziliense
2. Estado de Minas
3. Metrópoles
4. UOL

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.