Vídeo em que Bolsonaro diz que ‘tudo que for legal fazer, eu farei’ é de 2021, não atual

Compartilhe

Um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que “tudo que for legal fazer, eu farei” não foi gravado recentemente, após formatura de oficiais da Marinha, diferentemente do que afirmam nas redes. As imagens são de 15 de março de 2021 e a declaração fazia referência à manifestação de apoiadores ocorrida no dia anterior. Na cerimônia militar, que ocorreu no sábado (10) e não na terça (13), como indicam os posts, o presidente não se pronunciou.

Até esta quinta-feira (15), a publicação com o conteúdo enganoso acumulava 191 mil visualizações e 2,5 mil compartilhamentos no Facebook, mais de 90 mil visualizações no TikTok e circula também no Kwai.


Selo falso

Bolsonaro se manifesta após formatura da Marinha

Reprodução de publicação desinformativa que mente ao dizer

Um vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) dizendo que “tudo o que for possível fazer, eu farei” e que “brevemente teremos as consequências disso que está acontecendo" não foi gravado após uma formatura recente na Marinha. A gravação foi feita em 15 de março de 2021, quando o mandatário interagiu com apoiadores que o aguardavam em frente ao Palácio da Alvorada.

Na época, o presidente se referia às manifestações bolsonaristas do dia anterior, que incluíram pedidos inconstitucionais de golpe militar e fechamento do STF (Supremo Tribunal Federal).

Durante a cerimônia da Marinha — que aconteceu no sábado (10) no Centro do Rio de Janeiro, e não na terça (13), como afirmam as publicações —, Bolsonaro não discursou nem falou com jornalistas. Também não há registro de que o presidente tenha conversado com apoiadores na data.

Esta peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa.

Compartilhe

Leia também

Anielle Franco é alvo de ataques misóginos nas redes

Anielle Franco é alvo de ataques misóginos nas redes

falsoÉ falso que WhatsApp baniu usuários críticos a Moraes

É falso que WhatsApp baniu usuários críticos a Moraes

falsoMoraes não disse que é crime celebrar o 7 de Setembro após a data

Moraes não disse que é crime celebrar o 7 de Setembro após a data