🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que bolsonaristas oram na Esplanada dos Ministérios foi registrado antes do segundo turno

Por Priscila Pacheco

1 de novembro de 2022, 18h13

Um vídeo que mostra manifestantes bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), circula nas redes sociais como se tivesse sido gravado após o resultado das eleições presidenciais, no domingo (30), mas isso não procede. As imagens foram registradas em 28 de outubro, durante o evento Clamor pelo Brasil, convocado por evangélicos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na segunda (31), a Polícia Militar do Distrito Federal interditou a região para evitar uma possivel invasão de caminhoneiros bolsonaristas.

A desinformação conta com 10,1 mil compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (1º).


Selo não é bem assim

Vídeo de evento organizado por apoiadores de Bolsonaro no dia 28 de outubro como se fosse do dia 31

O registro de um ato bolsonarista anterior ao segundo turno da eleição presidencial circula nas redes como se tivesse sido registrado após o resultado eleitoral. Na verdade, a gravação foi feita na sexta-feira (28), durante o evento evangélico “Clamor pelo Brasil”, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Na segunda-feira posterior à eleição (31) a Esplanada foi interditada pela Polícia Militar para evitar uma invasão de caminhoneiros que protestavam contra o resultado das eleições.

No vídeo de 2 minutos e 53 segundos, uma pessoa diz: “Avivamento! Avivamento para justiça, para a verdade. Glória a Deus! Aqui está a sua igreja unida em nome de Jesus (...). A verdade, a justiça reinará mais ainda, mais quatro anos nessa nação. O Brasil está em aliança eterna com o nosso Deus em nome de Jesus. Amém! (...)”. Na sexta-feira, esse mesmo trecho apareceu no TikTok com a legenda “Brasília. 28/10/2022. Declarando”

O evento foi transmitido ao vivo no canal do blogueiro bolsonarista Wellington Macedo no YouTube, e o trecho citado pode ser visto a partir de 1h22. A cerimônia durou quatro horas e contou com a presença da ex-ministra de Bolsonaro e senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF).

Referências:

1. Metrópoles
2. Poder360
3. TikTok (@adrianamachado214)
4. YouTube (Wellington Macedo)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.