Um vídeo que mostra manifestantes bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), circula nas redes sociais como se tivesse sido gravado após o resultado das eleições presidenciais, no domingo (30), mas isso não procede. As imagens foram registradas em 28 de outubro, durante o evento Clamor pelo Brasil, convocado por evangélicos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na segunda (31), a Polícia Militar do Distrito Federal interditou a região para evitar uma possivel invasão de caminhoneiros bolsonaristas.
A desinformação conta com 10,1 mil compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (1º).
O registro de um ato bolsonarista anterior ao segundo turno da eleição presidencial circula nas redes como se tivesse sido registrado após o resultado eleitoral. Na verdade, a gravação foi feita na sexta-feira (28), durante o evento evangélico “Clamor pelo Brasil”, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Na segunda-feira posterior à eleição (31) a Esplanada foi interditada pela Polícia Militar para evitar uma invasão de caminhoneiros que protestavam contra o resultado das eleições.
No vídeo de 2 minutos e 53 segundos, uma pessoa diz: “Avivamento! Avivamento para justiça, para a verdade. Glória a Deus! Aqui está a sua igreja unida em nome de Jesus (...). A verdade, a justiça reinará mais ainda, mais quatro anos nessa nação. O Brasil está em aliança eterna com o nosso Deus em nome de Jesus. Amém! (...)”. Na sexta-feira, esse mesmo trecho apareceu no TikTok com a legenda “Brasília. 28/10/2022. Declarando”
O evento foi transmitido ao vivo no canal do blogueiro bolsonarista Wellington Macedo no YouTube, e o trecho citado pode ser visto a partir de 1h22. A cerimônia durou quatro horas e contou com a presença da ex-ministra de Bolsonaro e senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF).