🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é recente vídeo que mostra bloqueio de caminhoneiros na Via Dutra em Barra Mansa

Por Bianca Bortolon

21 de agosto de 2023, 16h49

Não foi gravado recentemente o vídeo que mostra caminhoneiros bloqueando as duas pistas da Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, na altura do município de Barra Mansa (RJ). A gravação foi feita no dia 31 de outubro de 2022, após o resultado das eleições presidenciais. A CCR RioSP, concessionária do Grupo CCR responsável pela rodovia, afirmou não ter registro de obstruções por protestos na última semana.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulam 675 mil visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (21). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma em que não é possível medir o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

caminhoneiros tá tudo parado 💪 🇧🇷

Print de um vídeo mostrando o bloqueio da Via Dutra junto a uma legenda alegando que caminhoneiros estão parando tudo; as imagens foram registradas em outubro de 2022, e não recentemente. 

Foi registrado em 31 de outubro de 2022, e não recentemente, um vídeo que mostra caminhoneiros e apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) bloqueando as duas pistas da Via Dutra, na altura do município de Barra Mansa (RJ). A obstrução mostrada na gravação ocorreu logo após o resultado das eleições presidenciais, em protesto à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por telefone, a CCR RioSP informou não haver registros de bloqueios resultantes de manifestações na última semana.

O Aos Fatos não conseguiu confirmar a autoria do vídeo mas, por meio de busca reversa, encontrou filmagens mostrando o mesmo momento por outro ângulo. O bloqueio realizado pelos caminhoneiros foi noticiado por diversos veículos de imprensa à época.

Referências:
1. R7
2. Folha de S. Paulo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.