Não é recente vídeo que mostra bloqueio de caminhoneiros na Via Dutra em Barra Mansa

Compartilhe

Não foi gravado recentemente o vídeo que mostra caminhoneiros bloqueando as duas pistas da Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, na altura do município de Barra Mansa (RJ). A gravação foi feita no dia 31 de outubro de 2022, após o resultado das eleições presidenciais. A CCR RioSP, concessionária do Grupo CCR responsável pela rodovia, afirmou não ter registro de obstruções por protestos na última semana.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulam 675 mil visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (21). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma em que não é possível medir o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

caminhoneiros tá tudo parado 💪 🇧🇷

Print de um vídeo mostrando o bloqueio da Via Dutra junto a uma legenda alegando que caminhoneiros estão parando tudo; as imagens foram registradas em outubro de 2022, e não recentemente. 

Foi registrado em 31 de outubro de 2022, e não recentemente, um vídeo que mostra caminhoneiros e apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) bloqueando as duas pistas da Via Dutra, na altura do município de Barra Mansa (RJ). A obstrução mostrada na gravação ocorreu logo após o resultado das eleições presidenciais, em protesto à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por telefone, a CCR RioSP informou não haver registros de bloqueios resultantes de manifestações na última semana.

O Aos Fatos não conseguiu confirmar a autoria do vídeo mas, por meio de busca reversa, encontrou filmagens mostrando o mesmo momento por outro ângulo. O bloqueio realizado pelos caminhoneiros foi noticiado por diversos veículos de imprensa à época.

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas