🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra ato pró-Bolsonaro em Londres em 2021, não recentemente

Por Priscila Pacheco

27 de abril de 2022, 17h56

Não é recente um vídeo que mostra uma manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas ruas de Londres, capital do Reino Unido, diferentemente do que afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). As cenas foram registradas no 7 de Setembro do ano passado, durante ato de apoio ao presidente nas imediações da embaixada brasileira.

A postagem enganosa conta com ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (27).


Selo distorcido

.LONDRES ONTEM….. E o mundo todo está sabendo o que acontece no BRASIL!!!! Acabou esquerda nojenta!!! Acabou mídia nojenta!!! Vamos Compartilhar bastante!!!

Postagem mostra ato a favor de Bolsonaro em 2021 como se fosse recente

Um vídeo que mostra manifestantes favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em Londres, no Reino Unido, no 7 de Setembro de 2021, circula nas redes sociais como se fosse deste ano.

Embora Aos Fatos não tenha encontrado a gravação original, é possível verificar elementos semelhantes aos das imagens compartilhadas em reportagens publicadas em veículos de imprensa e em postagens nas redes sociais que repercutiram na mídia.

As cenas que aparecem nas peças de desinformação mostram bandeiras do Brasil e pessoas vestidas de verde e amarelo que seguram cartazes com a frase “In Bolsonaro We Trust” (Em Bolsonaro nós confiamos, em inglês), além de uma faixa branca com um pedido de “voto impresso auditável”, que podem ser vistas de outros ângulos nas postagens.

Confira a comparação abaixo:

Comparação entre as postagens mostra cartazes usados na manifestação de 7 de setembro de 2021
7 de setembro. Cartazes e faixa usados na manifestação de 2021 (Reproduções Facebook/Jovem Pan)

Aos Fatos não encontrou informações atuais ou de fevereiro deste ano, quando apareceram as primeiras postagens enganosas, sobre manifestações a favor de Bolsonaro em Londres. O Estadão Verifica também checou como enganosa esta publicação.

Referências:

1. Poder 360
2. Jovem Pan


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.