Não foi gravado no dia 1º de maio de 2022 um vídeo aéreo que mostra milhares de pessoas de verde e amarelo na ponte entre Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). As imagens foram publicadas no dia 7 de setembro de 2021 e registram uma manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) no local.
A postagem enganosa reunia ao menos 9.900 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (5).
Vila Velha. Espírito Santo. 01/05/2022
É falso que um vídeo que mostra milhares de manifestantes de verde e amarelo atravessando a Terceira Ponte, travessia que liga as cidades capixabas Vitória e Vila Velha, foi gravado no dia 1º de maio de 2022. A imagem foi registrada durante ato a favor do governo Bolsonaro, mas em 7 de setembro de 2021.
Em busca reversa, Aos Fatos encontrou as mesmas imagens publicadas por dois perfis no Facebook: uma página chamada “Chega de Hipocrisia no Brasil” e a conta autenticada do deputado estadual Torino Marques (PTB). Nas três publicações, é possível observar elementos em comum, como a movimentação dos participantes do ato e um barco que passava no momento pela baía de Vitória.
O vídeo original afirma que 200 mil pessoas compareceram ao ato em Vitória no dia 7 de setembro, mas a Secretaria de Segurança do Espírito Santo estimou o público entre 80 e 100 mil pessoas. Imagens de outros ângulos da travessia da ponte podem ser vistas no site do jornal A Gazeta.
O vídeo desinformativo também mostra uma concentração de manifestantes na Praça do Papa, em Vitória, com elementos semelhantes aos registrados, de outros ângulos, em reportagens sobre as manifestações de 7 de setembro de 2021.
1º de maio. No Dia do Trabalho de 2022, também houve manifestação em apoio a Bolsonaro no Espírito Santo, com interdição da Terceira Ponte, mas a Polícia Militar estimou um público bem menor em relação ao dia 7 de setembro: cerca de 3.000 participantes.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.