🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra ato bolsonarista em ponte no ES no 7 de setembro, não no 1º de maio

Por Priscila Pacheco

5 de maio de 2022, 16h10

Não foi gravado no dia 1º de maio de 2022 um vídeo aéreo que mostra milhares de pessoas de verde e amarelo na ponte entre Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). As imagens foram publicadas no dia 7 de setembro de 2021 e registram uma manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) no local.

A postagem enganosa reunia ao menos 9.900 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (5).


Selo falso

Vila Velha. Espírito Santo. 01/05/2022

Ato antigo a favor de Bolsonaro postado como se fosse do dia 1º de maio

É falso que um vídeo que mostra milhares de manifestantes de verde e amarelo atravessando a Terceira Ponte, travessia que liga as cidades capixabas Vitória e Vila Velha, foi gravado no dia 1º de maio de 2022. A imagem foi registrada durante ato a favor do governo Bolsonaro, mas em 7 de setembro de 2021.

Em busca reversa, Aos Fatos encontrou as mesmas imagens publicadas por dois perfis no Facebook: uma página chamada “Chega de Hipocrisia no Brasil” e a conta autenticada do deputado estadual Torino Marques (PTB). Nas três publicações, é possível observar elementos em comum, como a movimentação dos participantes do ato e um barco que passava no momento pela baía de Vitória.

Comparação entre a publicação dita como de 1º de maio e postagens feitas no 7 de Setembro
Espírito Santo. Vídeo de manifestação em ponte no Espírito Santo foi registrado no ano passado (Reprodução Facebook)

O vídeo original afirma que 200 mil pessoas compareceram ao ato em Vitória no dia 7 de setembro, mas a Secretaria de Segurança do Espírito Santo estimou o público entre 80 e 100 mil pessoas. Imagens de outros ângulos da travessia da ponte podem ser vistas no site do jornal A Gazeta.

O vídeo desinformativo também mostra uma concentração de manifestantes na Praça do Papa, em Vitória, com elementos semelhantes aos registrados, de outros ângulos, em reportagens sobre as manifestações de 7 de setembro de 2021.

Comparação entre a foto publicada em 7 de setembro e o vídeo postado recentemente
7 de setembro. Comparação mostra elementos semelhantes entre a imagem presente no vídeo desinformativo e foto registrada na Praça do Papa (Reprodução/Capixaba da Gema)

1º de maio. No Dia do Trabalho de 2022, também houve manifestação em apoio a Bolsonaro no Espírito Santo, com interdição da Terceira Ponte, mas a Polícia Militar estimou um público bem menor em relação ao dia 7 de setembro: cerca de 3.000 participantes.

Referência:

1. A Gazeta (Fontes 1, 2 e 3)
2. G1 (Fontes 1 e 2)
3. Sim Notícias


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.