Não foram filmadas em Israel as imagens que mostram rastros luminosos cortando o céu noturno. O registro compartilhado pelas peças de desinformação foi feito em Dubai em dezembro de 2022 e mostra paraquedistas saltando com sinalizadores.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1.900 curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (30).
Isso foi filmado no céu de Israel.

Imagens de paraquedistas saltando com sinalizadores em Dubai têm sido compartilhadas nas redes como se fossem um registro capturado recentemente em Israel. O vídeo, que circula nas redes desde dezembro de 2022, mostra uma apresentação do grupo Skydive Dubai, que faz saltos com sinalizadores.
O espetáculo integrava a programação de aniversário de um grupo empresarial dos Emirados Árabes, que divulgou outras chamadas em suas redes mostrando performances dos saltadores (veja aqui e aqui).
Um perfil de criação de conteúdo sobre Dubai também publicou no Instagram (aqui e aqui) e no YouTube (veja abaixo) outros vídeos destacando os saltos.
O vídeo, que também circulou fora de contexto nas redes em 2022, voltou a ser compartilhado recentemente no contexto do conflito entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah. Nos comentários das peças de desinformação, usuários sugerem que os sinalizadores seriam, na verdade, mísseis ou drones.
Aos Fatos já desmentiu diversos posts enganosos sobre o conflito, que compartilhavam cenas descontextualizadas ou imagens geradas por inteligência artificial.
Esta publicação enganosa também foi desmentida pela Reuters.
O caminho da apuração
Aos Fatos fez uma busca reversa de imagens e identificou uma versão do vídeo usado nas peças enganosas publicada no Instagram em dezembro de 2022. A reportagem verificou, então, que a gravação havia sido feita em Dubai, não em Israel.
Buscando por notícias na imprensa, apuramos então que os rastros luminosos mostravam paraquedistas do grupo Skydive Dubai saltando com sinalizadores.