É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu em público caminhando normalmente pouco depois de realizar uma cirurgia no quadril. As peças de desinformação que fazem essa alegação para questionar a veracidade do procedimento médico ao qual o presidente foi submetido em 29 de setembro tiram de contexto um vídeo feito em abril deste ano, durante uma visita de Lula aos Emirados Árabes Unidos.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 210 mil visualizações no TikTok e 2.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (17).
Bom, eu venho aqui fazer um questionamento. Será que esse senhor realmente fez uma cirurgia de quadril?
Publicações nas redes têm compartilhado fora de contexto um vídeo publicado em 16 de abril deste ano, enquanto Lula cumpria agenda nos Emirados Árabes Unidos, para levantar dúvidas sobre a veracidade da cirurgia no quadril pela qual o presidente passou no último dia 29 de setembro. O registro original foi publicado no Instagram do petista.
Desde que passou pelo procedimento cirúrgico, Lula não fez nenhuma aparição pública e se limitou a publicar algumas fotos (veja aqui e aqui) em suas redes sociais. Em live semanal realizada dias antes da cirurgia, o presidente disse ter sido orientado a não tirar fotos durante a recuperação. Foi, aliás, durante essa transmissão ao vivo que Lula fez o comentário capacitista de que “vocês não vão me ver de andador, de muleta, vocês vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse operado”.
Na última semana, o presidente liderou a primeira videoconferência com seus ministros para tratar de questões internas e relacionadas ao conflito entre o Hamas e Israel.
Como já mostrado por Aos Fatos, são frequentes nas redes peças de desinformação e teorias conspiratórias relacionadas à saúde de Lula. Correntes desinformativas alegam até mesmo que o presidente teria morrido e sido substituído por um sósia, o que não tem qualquer base na realidade.