Vídeo antigo de motociata com Bolsonaro em Natal circula como se fosse atual

Compartilhe

Um vídeo que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um passeio de moto com apoiadores, gravado em Natal (RN), em setembro de 2022, voltou a circular como se fosse recente e tivesse sido gravado em Ribeirão Preto (SP). Na verdade, a motociata das imagens aconteceu na capital potiguar, no dia 14 de setembro, durante a campanha eleitoral.

Postagens com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 41 mil curtidas e 329 mil visualizações no Facebook e ao menos 343 mil visualizações no Kwai até o início da tarde desta quarta-feira (03). O vídeo falso também circulou no Whatsapp, onde não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Olha homem chegando.Esquece as pesquisas. Multidão acompanha Bolsonaro em Ribeirão Preto.

Não foi em Ribeirão Preto (SP) motociata compartilhada em posts nas redes sociais. Evento aconteceu na cidade de Natal (RN), em setembro de 2022. 

O vídeo de uma motociata do então presidente Jair Bolsonaro com apoiadores em Natal, em 14 de setembro de 2022, circula nas redes como se fosse atual e gravado na cidade de Ribeirão Preto (SP), o que é falso. O registro no contexto original aconteceu no dia 14 de setembro de 2022, durante o período eleitoral, em um evento que contou com a presença de Bolsonaro, do candidato ao Senado Rogério Marinho (PL) e de outras lideranças políticas, além de apoiadores do então candidato à reeleição. O G1 também noticiou o passeio de moto.

Em uma busca reversa no Twitter, Aos Fatos identificou uma série de registros daquele dia em que Jair Bolsonaro aparece em diversas imagens com a mesma camisa e luvas, levando na garupa um homem de camisa branca e óculos escuros pendurados, que seria Rogério Marinho. Um vídeo do evento foi publicado na conta oficial de Marinho no TikTok, em que é possível analisar tanto as roupas usadas pelos candidatos quanto a semelhança entre os percursos (veja a comparação abaixo).

Comparativo entre a imagem na peça desinformativa e o evento divulgado no TikTok do candidato do PL ao Senado

Apesar da divulgação de imagens falsas de uma motociata com Bolsonaro, de fato houve uma recepção ao ex-presidente na cidade de Ribeirão Preto (SP) no último dia 30. Vídeo publicado pelo Poder360 mostra o político na carroceria de uma caminhonete, seguido pela Polícia Militar e apoiadores em motos e carros, mas vestindo uma camisa marrom, diferente da que aparece na peça desinformativa.

Jair Bolsonaro na carroceria de uma caminhonete durante motociata dia 30 de abril de 2023, em Ribeirão Preto (SP).

O vídeo da falsa chegada de Jair Bolsonaro à cidade de Ribeirão Preto (SP) circula no contexto do evento Agrishow, que acontece anualmente na cidade paulista e é considerada uma das maiores feiras de tecnologia agrícola no mundo. O ex-presidente foi convidado pelos organizadores para participar da abertura da feira no dia 1º de maio, o que causou descorforto no atual governo, que entendeu a presença de Bolsonaro como um “desconvite” ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que participaria do evento como representante do governo. Com a polêmica, a organização da feira cancelou a cerimônia de abertura.

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas