É antigo vídeo que mostra militares em avenida vazia no 7 de Setembro no Rio de Janeiro

Compartilhe

Não é verdade que ninguém acompanhou o desfile de militares no Rio de Janeiro durante as comemorações do Dia da Independência do Brasil, no último sábado (7). As imagens mostram, na verdade, um vídeo antigo do momento em que os soldados se deslocavam pela avenida Rio Branco em direção à avenida Presidente Vargas, onde acontece o desfile cívico.

Publicações nas redes com o conteúdo enganoso acumulavam 12,3 mil curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (10).

Vergonhoso. Militares marcham para ninguém no Rio de Janeiro.

Post engana ao usar vídeo gravado em rua interditada como se mostrasse o local oficial em que aconteceu o desfile de 7 de Setembro no Rio de Janeiro.

Circula nas redes um vídeo que mostra diversos militares se deslocando pela avenida Rio Branco, uma das principais vias do centro da cidade do Rio de Janeiro. No registro, um homem não identificado afirma que não havia público prestigiando o desfile dos militares e que isso seria uma vergonha. As alegações, no entanto, são falsas.

A gravação, que circula ao menos desde 2023 no TikTok, mostra a avenida Rio Branco, que não fez parte do percurso oficial do desfile daquele ano nem em 2024. A avenida, inclusive, estava na lista de vias interditadas durante o feriado nos dois anos (veja aqui e aqui).

Os militares que aparecem no vídeo se deslocavam em direção à avenida Presidente Vargas, onde tradicionalmente ocorrem a solenidade e os desfiles de 7 de Setembro no Rio de Janeiro.

Aos Fatos comparou o fluxo seguido pelos soldados no vídeo desinformativo com as imagens do Google Maps, e identificou que o sentido pelo qual os militares seguiam daria exatamente na avenida onde estava a estrutura do desfile.

A reportagem procurou o Comando Militar do Leste e o governo do Rio de Janeiro para perguntar sobre o vídeo que circula nas redes, mas não recebeu respostas até a publicação.

Ao contrário do que alegam as postagens falsas, o evento deste ano no Rio de Janeiro contou com a presença do público, que acompanhou as mais de 7.000 pessoas que desfilaram, entre civis e militares.

Esta peça de desinformação também foi verificada pela Reuters.

O caminho da checagem

Aos Fatos fez uma busca reversa de imagens e verificou que o vídeo circula no TikTok ao menos desde 2023. Também observamos as imagens no vídeo usado pelos posts desinformativos e identificamos que os estabelecimentos que aparecem na filmagem estão localizados na avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro.

A reportagem então procurou no Google Maps referências sobre a região e identificou que os soldados se deslocavam em direção à avenida Presidente Vargas.

Por fim, procuramos o Comando Militar do Leste e o governo do Rio de Janeiro para comentar o assunto, mas não obtivemos retorno.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

É falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

falsoVídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

Vídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

falsoFormações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton

Formações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton