Não é recente um vídeo que mostra pessoas hostilizando o presidente Lula (PT) durante a saída de um hotel em Nova York. O vídeo é real, mas foi gravado em setembro de 2023 na semana em que o presidente participou da Assembleia Geral da ONU daquele ano.
Publicações nas redes com a legenda enganosa acumulavam 2.100 curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (26).
Depois do fiasco na ONU, Lula é chamado de ladrão em Nova York
Publicações nas redes enganam ao afirmar que o presidente Lula foi hostilizado em Nova York após sua recente participação na abertura da Assembleia Geral da ONU, que aconteceu na última terça-feira (24). Apesar do vídeo ser real, a alegação de que o registro foi feito nesta semana é falsa.
As peças de desinformação usam uma gravação feita no dia 17 de setembro de 2023. Na ocasião, o presidente foi hostilizado por um grupo de mulheres ao sair do hotel em que estava hospedado em Nova York (veja abaixo). Lula estava na cidade americana para participar do evento das Nações Unidas daquele ano.
Aos Fatos buscou na imprensa e nas redes informações sobre protestos contra Lula em sua recente viagem a Nova York, mas não encontrou nenhum registro.
O caminho da apuração
Aos Fatos fez uma busca na imprensa por registros recentes de manifestações contra o presidente Lula após seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, na última quarta-feira (24). A reportagem não encontrou notícias ou ocorrências recentes de ataques contra o mandatário.
Em uma busca reversa de imagens, a reportagem encontrou reproduções do vídeo usado nas postagens enganosas publicadas em setembro de 2023, reforçando que o vídeo não é recente. Aos Fatos ainda usou notícias para contextualizar a verificação.