Não é verdade que o presidente Lula (PT) falou em entrevista sobre a cirurgia de emergência realizada na madrugada desta terça-feira (10) para conter uma hemorragia intracraniana. O vídeo compartilhado pelas peças enganosas foi gravado em setembro de 2023 e mostra o presidente comentando um procedimento cirúrgico que faria no quadril.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram e Facebook até a tarde de terça-feira (10).
Presidente Lula fala sobre a sua cirurgia
Uma declaração feita por Lula em setembro de 2023 tem circulado nas redes como se fosse atual e fosse sobre a cirurgia de emergência à qual ele foi submetido na madrugada desta terça-feira (10).
No trecho compartilhado pelas peças enganosas, Lula afirma que já sentia dores desde a campanha presidencial de 2022, mas decidiu “recuperar o Brasil” antes de realizar uma operação.
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos constatou que a fala ocorreu durante a transmissão do Conversa com o Presidente no dia 26 de setembro de 2023. Diferente do que as publicações enganosas dão a entender, não tem qualquer relação com a cirurgia realizada hoje para conter uma hemorragia intracraniana.
Na realidade, Lula falava sobre a operação no quadril que realizou dias após a entrevista, em 29 de setembro. Confira abaixo o vídeo original:
O presidente foi submetido a uma cirurgia de emergência para conter uma hemorragia intracraniana no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O sangramento foi consequência de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro, quando Lula bateu a cabeça centímetros acima da nuca após cair no banheiro.
Segundo a equipe médica, o procedimento ocorreu com sucesso e o presidente está consciente e sob monitoramento. Ainda não há uma declaração oficial sobre o caso feita pelo presidente.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos identificou que o trecho compartilhado pelas peças enganosas é da edição de 26 de setembro do “Conversa com o Presidente”. Utilizamos a ferramenta Escriba para transcrever a gravação e constatamos que Lula estava, na verdade, falando sobre a cirurgia no quadril a que se submeteria dias após a transmissão.