Vídeo em que Lula fala de dor é antigo e não trata de cirurgia na cabeça

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Lula (PT) falou em entrevista sobre a cirurgia de emergência realizada na madrugada desta terça-feira (10) para conter uma hemorragia intracraniana. O vídeo compartilhado pelas peças enganosas foi gravado em setembro de 2023 e mostra o presidente comentando um procedimento cirúrgico que faria no quadril.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram e Facebook até a tarde de terça-feira (10).

Presidente Lula fala sobre a sua cirurgia

Publicações dão a entender que Lula teria falado em vídeo sobre cirurgia na cabeça feita nesta terça-feira (10), o que é falso.

Uma declaração feita por Lula em setembro de 2023 tem circulado nas redes como se fosse atual e fosse sobre a cirurgia de emergência à qual ele foi submetido na madrugada desta terça-feira (10).

No trecho compartilhado pelas peças enganosas, Lula afirma que já sentia dores desde a campanha presidencial de 2022, mas decidiu “recuperar o Brasil” antes de realizar uma operação.

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos constatou que a fala ocorreu durante a transmissão do Conversa com o Presidente no dia 26 de setembro de 2023. Diferente do que as publicações enganosas dão a entender, não tem qualquer relação com a cirurgia realizada hoje para conter uma hemorragia intracraniana.

Na realidade, Lula falava sobre a operação no quadril que realizou dias após a entrevista, em 29 de setembro. Confira abaixo o vídeo original:

O presidente foi submetido a uma cirurgia de emergência para conter uma hemorragia intracraniana no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O sangramento foi consequência de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro, quando Lula bateu a cabeça centímetros acima da nuca após cair no banheiro.

Segundo a equipe médica, o procedimento ocorreu com sucesso e o presidente está consciente e sob monitoramento. Ainda não há uma declaração oficial sobre o caso feita pelo presidente.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos identificou que o trecho compartilhado pelas peças enganosas é da edição de 26 de setembro do “Conversa com o Presidente”. Utilizamos a ferramenta Escriba para transcrever a gravação e constatamos que Lula estava, na verdade, falando sobre a cirurgia no quadril a que se submeteria dias após a transmissão.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta