É falso que o jornalista da GloboNews Guga Chacra chorou ao vivo após a confirmação da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais americanas da última terça-feira (5). O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação foi gravado em março de 2020, quando o jornalista se emocionou ao falar sobre a pandemia de Covid-19.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 73 mil visualizações no TikTok, 5.200 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (6).
Momento em que Guga Chacra chora após os resultados avassaladores a favor de Trump.
Foi gravado em 2020, e não na última terça-feira (5), o vídeo que mostra Guga Chacra chorando durante um programa ao vivo. No registro, exibido na edição de 15 de março daquele ano do Manhattan Connection, o comentarista se emocionou ao falar sobre a crise sanitária de Covid-19 e foi consolado pelo apresentador Lucas Mendes (veja abaixo).
Ao contrário de algumas autoridades negligentes e irresponsáveis que tem por aí pelo Brasil, @gugachacra estudou, leu, ouviu, se informou e sabe do que o #COVIDー19 é capaz de fazer num país com 200 milhões. Suas lágrimas me representam.
— Vessoni (@Vessoni) March 16, 2020
pic.twitter.com/DzbeBeo0d0
É fato, porém, que Chacra esteve ao vivo na GloboNews durante a apuração das eleições americanas, que confirmaram a vitória de Donald Trump. Ao longo da cobertura, no entanto, o comentarista não expressou reação similar à que aparece no vídeo compartilhado nas redes.
Veja abaixo um dos comentários do jornalista sobre a disputa pela Casa Branca:
Nova atualização no número de delegados: Donald Trump tem 247 e a democrata Kamala Harris, 210. São necessários 270 para a eleição à Casa Branca. Acompanhe com @renataloprete, @gugachacra, @sandraacoutinho e @JorgePontual.
— GloboNews (@GloboNews) November 6, 2024
➡ Assista na #GloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/cggBAXNHpt
O vídeo compartilhado pelos posts enganosos já foi usado em outras ocasiões para disseminar desinformação. No ano passado, Aos Fatos desmentiu publicações que alegavam que o registro havia sido gravado após o anúncio da vitória de Javier Milei na Argentina.
Depois de quatro anos, Donald Trump conquistou novamente um mandato como presidente dos Estados Unidos. O republicano obteve, até o momento, 279 votos de colégios eleitorais no país. A apuração ainda não foi finalizada.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o vídeo em que Guga Chacra se emociona foi gravado em março de 2020, durante o Manhattan Connection. Para adicionar contexto à checagem, procuramos pela gravação original do programa.
Também consultamos reportagens publicadas na imprensa para fornecer informações atualizadas sobre a apuração dos votos das eleições americanas.