🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que Felipe Neto diz que votaria em Bolsonaro contra Lula é de 2017, não atual

Por Marco Faustino

10 de março de 2022, 17h40

Publicações nas redes sociais compartilham como se fosse recente um vídeo de 2017 no qual Felipe Neto diz que votaria em Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa ao Planalto (veja aqui). De acordo com a assessoria de imprensa do influenciado digital, ele mudou de opinião e, neste ano, apoiará o candidato que estiver contra Bolsonaro. Neto também tem manifestado publicamente ser crítico ao presidente.

Postagens com conteúdo enganoso acumulavam ao menos 13 mil compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (10).


Selo distorcido

Até FELIPE NETO é contra Lula

Vídeo em que Felipe Neto diz que votaria em Bolsonaro contra Lula é de 2017

É de 2017 o vídeo em que Felipe Neto diz que votaria em Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno contra o ex-presidente Lula que tem sido compartilhado como se fosse recente. Segundo a assessoria de imprensa do influenciador digital, ele se arrependeu da opinião que tinha na época, e em 2022 votará “no candidato que estiver em oposição a Bolsonaro”.

O vídeo é um trecho de uma uma entrevista (a partir de 9m49s) veiculada em 26 de junho de 2017 no canal do Rica Perrone no YouTube. Antes mesmo das eleições de 2018, Neto já tinha outro posicionamento.

Em 27 de outubro daquele ano, véspera do segundo turno presidencial, ele disse que iria votar no ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), apesar de ter “ódio” do PT. Em março do ano passado, Felipe Neto chegou a ser intimado a depor pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, por chamar Bolsonaro de genocida.

O vídeo antigo ganhou difusão nas redes ao ser compartilhado pela página do deputado federal Sóstenes Cavalcante (União-RJ), no Facebook, no último sábado (5). Procurado por Aos Fatos, o parlamentar não respondeu até a publicação desta checagem.

Referências:

1. Youtube (Canal do Rica Perrone)
2. Poder360
3. G1 (1 e 2)
4. Twitter (@felipeneto)


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.