🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo antigo de Eduardo Bolsonaro nos EUA circula como se fosse palestra recente no Qatar

Por Marco Faustino

30 de novembro de 2022, 16h08

Não é recente nem foi gravado no Qatar, como afirmam postagens, um vídeo que mostra trecho de uma palestra do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). As imagens foram gravadas em um evento nos Estados Unidos, em agosto de 2021.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (30) e circulam também no Instagram, no Telegram e no WhatsApp, sendo que nos aplicativos de mensagens não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Eduardo Bolsonaro vai ao Qatar para mostrar ao mundo a real situação que está no Brasil

Vídeo difundido pelas peças checadas retrata palestra de Eduardo Bolsonaro nos EUA em 2021, não recente no Qatar

É falso que um vídeo mostra o deputado federal Eduardo Bolsonaro no Qatar explicando “a situação do Brasil”. As imagens são de uma palestra do parlamentar durante o evento organizado por apoiadores de Donald Trump, em 11 de agosto de 2021, nos Estados Unidos.

O registro difundido pelas peças checadas também traz desinformação sobre urnas eletrônicas. Nele, é exibido que algumas urnas teriam autocompletado o número do candidato do PT à Presidência em 2018, Fernando Haddad, o que não procede. Os supostos indícios disso estão em um vídeo que é uma montagem, como já verificado por Aos Fatos.

Eduardo Bolsonaro foi filmado pela transmissão oficial da Fifa durante a partida entre Brasil e Suíça, pela Copa do Mundo, em Doha. Depois, o deputado gravou um vídeo afirmando que o motivo da viagem seria a entrega de pendrives sobre a “situação do Brasil”. Aos Fatos não localizou registros de que Eduardo Bolsonaro tenha dado palestras recentemente no Qatar.

Referências:

1. YouTube
2. Aos Fatos
3. Metrópoles
4. G1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.