Não foi gravado hoje nem mostra brasileiros comemorando a vitória do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o vídeo em que pessoas estão reunidas em frente à estátua de uma das lojas de departamentos Havan. O registro foi feito em novembro de 2019 durante uma manifestação que pedia o impeachment do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.
Publicações com o vídeo fora de contexto acumulavam centenas de compartilhamentos no X e no Facebook até a tarde desta quarta-feira (4).
Após vitória do Trump, os patriotas se reuniram na frente da estátua da liberdade pra comemorar o fim do comunismo
Um vídeo antigo de bolsonaristas marchando e batendo continência em frente a uma estátua da loja Havan tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse brasileiros comemorando a vitória de Trump nesta quarta-feira (6). A gravação, no entanto, é de novembro de 2019.
Na ocasião, o grupo Nas Ruas convocou uma manifestação em frente à loja de departamentos em Araçatuba (SP) para defender o impeachment do ministro do STF Gilmar Mendes.
Trump foi declarado vencedor das eleições no início desta quarta-feira (6) e sua vitória tem gerado desinformação nas redes brasileiras: Aos Fatos já desmentiu, por exemplo, que o jornalista Guga Chacra teria chorado após a notícia e que o republicano teria dito que não iria “negociar” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o vídeo que vem sendo compartilhado nas redes foi publicado em novembro de 2019. Para contextualizar a checagem, pesquisamos na imprensa o contexto da gravação original.