🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo antigo de Bolsonaro sobre promoção de generais volta a circular como se fosse atual

Por Marco Faustino

29 de novembro de 2022, 14h38

Não é recente o discurso em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) saúda oficiais das Forças Armadas e diz que garantirá a democracia e a liberdade ao lado do povo. As imagens foram gravadas em abril de 2022, durante uma cerimônia de promoção de oficiais-generais. Bolsonaro não discursou no evento militar mais recente em que participou, no último sábado (26), e não há registros de discursos públicos do presidente nesta segunda-feira (28).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3.000 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (29).


Selo falso

Ouçam as palavras finais do presidente Bolsonaro hoje, 28/11, durante a solenidade de promoção dos oficiais-generais, recém promovidos. Juntos e ao lado do maior Exército do mundo, que é o nosso povo, nós atingiremos nosso objetivo e garantiremos a todos estes a democracia e a liberdade!

Participação de Bolsonaro em solenidade em 5 de abril é difundida como recente, o que é falso.

Postagens que circulam nas redes sociais compartilham um discurso antigo de Bolsonaro, em uma cerimônia de promoção de oficiais-generais das Forças Armadas, como se tivesse sido gravado na segunda-feira (28), o que é falso. O discurso aconteceu em 5 de abril deste ano, como verificou Aos Fatos por meio de busca reversa por imagens. No fim do discurso, Bolsonaro disse: “Juntos e ao lado do maior exército do mundo, que é o nosso povo, nós atingiremos nossos objetivos e garantiremos a todos estes a democracia e a liberdade.”

O mais recente evento militar em que Bolsonaro participou foi no último sábado, dia 26 de novembro — uma formatura de cadetes da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras). O presidente não discursou. O último discurso público dele ocorreu em 2 de novembro, quando divulgou um vídeo nas redes sociais em que apelou pela desobstrução de rodovias por manifestantes golpistas que não aceitam sua derrota no segundo turno da eleição presidencial.

A peça desinformativa circulou após Bolsonaro ter promovido dez generais do Exército, medida que foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (24). Os nomes já estavam anunciados desde 19 de outubro e cabe ao presidente a promoção de oficiais aos postos de oficial-general e de oficial superior.

Referências:

1. YouTube
2. Agência Brasil
3. BBC
4. JOTA
5. CNN Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.