🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo é alterado para fazer crer que Lula estava bêbado em mensagem a vascaínos

Por Priscila Pacheco

6 de maio de 2022, 13h58

Um vídeo em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fala para torcedores do Vasco circula nas redes sociais com velocidade reduzida para dar a impressão de que o petista estava bêbado (veja aqui). Na gravação original, publicada no Instagram e no Twitter em maio de 2020, Lula fala normalmente.

O vídeo adulterado conta com 92,3 mil interações no TikTok, centenas de compartilhamentos no Facebook e também circula em grupos de WhatsApp nesta sexta-feira (6) (fale com a Fátima).


Selo falso

Postagem engana ao afirmar que Lula estava bêbado em vídeo com velocidade reduzida

O vídeo checado teve a velocidade reduzida para fazer crer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava bêbado ao gravar uma mensagem aos torcedores do Vasco.

A gravação original (veja abaixo) foi publicada nos perfis do movimento de torcedores Esquerda Vascaína no Instagram e no Twitter, em 21 de maio de 2020. Nela, Lula fala normalmente.

Ao Aos Fatos, a assessoria do petista também desmentiu a veracidade da alegação.

Referências:

1. Esquerda Vascaína (Fontes 1 e 2)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.