Vídeo mostra açúcar nacional, e não chinês, contaminado com resíduos metálicos

Compartilhe

É falso que um vídeo mostra um pacote de açúcar com fragmentos metálicos que foi importado recentemente da China pelo governo federal, como alegam publicações nas redes. Registrada em 2021, a gravação denuncia a presença de partículas de metal em um pacote da marca nacional K’Doce. O caso levou ao recolhimento do produto das prateleiras de supermercados.

Publicações com o vídeo descontextualizado acumulam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (14). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

AGORA ELES ESTÃO AÍ COM O AÇÚCAR CHINES !!! ATENÇÃO COMPARTILHE SEM DÓ!!! *Cuidado* Açúcar baratinho que o governo comprou da China, é para lhe matar

Posts difundem vídeo gravado em 2021 que mostra pacote de açúcar nacional contaminado por metais, como se fosse registro de suposto açúcar chinês importado pelo Brasil

Um vídeo que denuncia a presença de partículas metálicas em um pacote de açúcar tem sido compartilhado fora de contexto para alegar que se trata de um produto chinês importado recentemente pelo governo Lula. O registro circula nas redes ao menos desde janeiro de 2021 e integra uma série de queixas de moradores da Bahia sobre um produto da marca nacional K’Doce.

Na época da denúncia, a Vigilância Sanitária de Ibirataia (BA) fiscalizou o galpão da AFC Comercial de Estivas, responsável pela marca, e determinou que o produto fosse recolhido das prateleiras dos supermercados da cidade. A empresa garantiu que adequaria sua linha de produção às exigências do órgão.

A reportagem procurou a AFC Comercial de Estivas e a Vigilância Sanitária de Ibirataia, mas não houve retorno. Segundo a Receita Federal, a empresa está inapta desde 2020, em razão da omissão de declarações.

Também houve denúncias sobre a presença de resíduos metálicos no açúcar em 2011 e 2012 no Mato Grosso do Sul e no Espírito Santo. Nos dois casos, os produtos eram nacionais.

Por fim, Aos Fatos não encontrou qualquer informação de que o governo federal importou açúcar da China para abastecer o mercado interno. O Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar do mundo.

Leia mais
Nas Redes Legislação não permite importação de arroz cultivado com agrotóxicos proibidos no Brasil
Nas Redes É falso que vídeo mostra arroz de plástico chinês e que produto será importado pelo governo Lula
Nas Redes É falso que governo Lula importará ‘arroz de plástico’ fabricado na China

Importação. A legislação determina que todos os produtos agrícolas comprados do exterior devem passar por fiscalização prévia do Departamento de Inspeção de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura e Pecuária, que analisa amostras e verifica se estão de acordo com os critérios de qualidade do país. Por isso, eventuais amostras de açúcar que contivessem substâncias não autorizadas, como metais, não poderiam ser distribuídas no mercado interno e seriam descartadas.

Compartilhe

Leia também

Federal Police investigation uncovers illegal operation targeting Aos Fatos

Federal Police investigation uncovers illegal operation targeting Aos Fatos

falsoDiscurso sobre ‘califado conquistar Paris’ é de 2020 e não tem relação com eleições francesas

Discurso sobre ‘califado conquistar Paris’ é de 2020 e não tem relação com eleições francesas

falsoDeputado do PT não disse que governo está sem dinheiro

Deputado do PT não disse que governo está sem dinheiro