Vídeo mostra abordagem da polícia a torcedores do Sport, não a saqueadores de supermercado

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes sociais mostre a prisão de homens que iam a Fortaleza (CE) para saquear supermercados, como afirmam postagens (veja aqui). As imagens são de uma vistoria da Polícia Militar a um ônibus de torcedores do Sport. O grupo viajou para a capital cearense para a partida entre o time pernambucano e o Fortaleza pela final da Copa do Nordeste, no domingo (3). Segundo a corporação, nada de ilícito foi encontrado no veículo ou com seus passageiros.

Publicações com o falso contexto do vídeo reuniam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (5) e também circulam no WhatsApp, onde foram enviadas ao Aos Fatos como sugestão de checagem (fale com a Fátima).


Selo falso

Foram presos a caminho de Fortaleza para realizarem saques nos supermercados, mas foram interceptados pelo batalhão da PM a tempo de evitar o vandalismo (...)

Polícia revista torcedores do Sport antes do jogo contra Fortaleza

Postagens tiram de contexto um vídeo em que policiais militares revistam dezenas de torcedores do Sport na estrada e o compartilham como se fosse o registro da prisão de pessoas que pretendiam saquear supermercados em Fortaleza (CE).

Ao Aos Fatos, a Polícia Militar do Ceará afirmou que a publicação é falsa e que o vídeo mostra uma vistoria de rotina feita em dias de jogo. “O fato se trata de uma abordagem feita a torcedores que estavam se deslocando para o último jogo de futebol que aconteceu na Arena Castelão. Os torcedores foram vistoriados e escoltados até o estádio. Nada de ilícito foi encontrado”, afirma trecho da nota da corporação.

No último domingo (3), Sport Recife e Fortaleza se enfrentaram na Arena Castelão para decidir a final da Copa do Nordeste. O time cearense venceu por 1 a 0, com gol de Yago Pikachu, e conquistou o título.

Após o jogo, o estádio foi palco de uma confusão entre torcedores do Sport e a polícia, em que foram usadas bombas de efeito moral e tiros de bala de borracha. A torcida rubro-negra foi impedida de deixar o local por cerca de duas horas após o jogo para evitar confrontos.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. UOL
  2. Globo Esporte

Compartilhe

Leia também

falsoLula não pediu que TSE derrubasse vídeo de Moro defendendo a Lava Jato

Lula não pediu que TSE derrubasse vídeo de Moro defendendo a Lava Jato

falsoPEC da Segurança Pública não prevê que governo federal assuma comando das PMs

PEC da Segurança Pública não prevê que governo federal assuma comando das PMs

falsoÉ falso que voto para Trump foi computado para Kamala Harris

É falso que voto para Trump foi computado para Kamala Harris