Não foi transmitido em todas as emissoras de televisão da Europa após a cerimônia do Oscar um vídeo que compara os participantes da invasão às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 com as vítimas do Holocausto. Diferentemente do que alegam posts nas redes, não há registros de que a gravação tenha sido veiculada nos principais canais europeus.
As peças de desinformação somavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (10). As publicações enganosas circulavam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (Fale com a Fátima).
Foi ao ar depois da Solenidade do ‘Oscar’ em todas as televisões da Europa !!! Compartilhe ao máximo para atingir 210 milhões !!!

Posts mentem ao afirmar que uma gravação que compara os manifestantes golpistas do 8 de Janeiro com as vítimas do Holocausto foi transmitido em todas as emissoras de TV da Europa após a cerimônia do Oscar no último dia 2.
Aos Fatos não localizou registros de que o vídeo tenha sido exibido nos principais canais europeus, como RTL (Alemanha), ORF (Áustria), TV2 (Dinamarca), TVE (Espanha), France Télévisions (França), Rai (Itália), NPO (Holanda), NRK (Noruega), BBC (Reino Unido), SIC (Portugal), e SVT (Suécia).
Além disso, há indícios que apontam que a gravação é um conteúdo amador:
- O vídeo possui legendas apenas em português, idioma que, na Europa, é falado somente em Portugal, um dos 50 países do continente;
- No registro, há uma marca d’água do editor Kinemaster, que aparece em vídeos editados com a versão gratuita da ferramenta;
- Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a peça circula nas redes ao menos desde 2023 — antes, portanto, da cerimônia do Oscar deste ano.
As cenas que retratram a Alemanha Nazista na década de 1930 foram extraídas do filme “O Pianista”. Dirigido por Roman Polanski, o longa se passa em Varsóvia, capital da Polônia, e é baseado nas memórias do pianista polaco Wladyslaw Szpilman durante a Segunda Guerra Mundial.
Já as cenas que retratam as ações contra os participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 são reais. Nos vídeos, é possível ver os ônibus que levaram os manifestantes do acampamento montado em frente ao QG do Exército em Brasília para uma triagem na Academia Nacional de Polícia.
Também há uma gravação que mostra um policial militar derrubando uma mulher no Palácio do Planalto. O oficial chegou a ser advertido pelo ato, mas foi absolvido pela Justiça Militar.
O caminho da apuração
Aos Fatos pesquisou pelo vídeo e por conteúdos similares que pudessem ter sido exibidos pelos principais canais de TV da Europa após a cerimônia do Oscar 2025, mas nada foi localizado. Por meio de busca reversa, foram encontrados indícios de que se trata de um conteúdo amador que circula nas redes ao menos desde 2023.




