Não é recente um vídeo que mostra uma multidão de verde e amarelo na avenida Paulista em manifestação com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como alegam posts nas redes. O vídeo original foi transmitido pela CNN Brasil em setembro de 2022.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 52,8 mil curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (9).
Até a blogueirinha militante se assustou com a multidão. 07/09/2024. Isso sim é um 7 de setembro!
Publicações têm compartilhado um trecho do programa CNN 360, veiculado no dia 7 de setembro de 2022, como se mostrasse o ato com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que aconteceu no último sábado (7). A alegação é falsa.
O registro foi feito no dia 7 de setembro, mas no ano de 2022 — e não em 2024.
Na ocasião, a âncora do programa da CNN Brasil era a jornalista Daniela Lima, que comentou sobre a multidão presente na manifestação (veja abaixo). A jornalista saiu da emissora em julho de 2023 e, desde então, atua na GloboNews, reforçando que o vídeo não é recente.
As manifestações registradas em 2022, em São Paulo e outras cidades do país, ficaram marcadas por discursos contra o principal adversário de Bolsonaro nas eleições daquele ano — que era Lula (PT) — e pela presença de cartazes com dizeres antidemocráticos e pedidos de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
A avenida Paulista foi ocupada novamente por apoiadores de Jair Bolsonaro no último sábado (7), em manifestação convocada pelo próprio político. O alvo foi, novamente, Alexandre de Moraes. Também houve pedidos de anistia para os presos por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
O evento reuniu cerca de 45,4 mil participantes — público um pouco maior do que o registrado em 2022.
O caminho da checagem
Aos Fatos realizou uma busca reversa de imagens e identificou que o vídeo usado nas peças desinformativas tinha sido retirado, na verdade, de uma transmissão feita pelo YouTube no canal da CNN Brasil no dia 7 de setembro de 2022, e não recentemente.
Na ocasião, a jornalista Daniela Lima — que saiu da emissora em 2023 — comentava sobre o volume de participantes no ato que acontecia na avenida Paulista, em São Paulo. A reportagem ainda buscou notícias na imprensa para contextualizar a verificação.