Não tem relação com o atual governo Lula (PT) o vídeo em que Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente no segundo mandato do petista e também no governo Dilma Rousseff (PT), denuncia que houve um bloqueio nos repasses ao Ibama e que isso paralisaria as atividades de prevenção do órgão. A gravação, na verdade, foi feita em dezembro de 2022 e se refere ao corte realizado à época pela gestão de Jair Bolsonaro (PL).
O vídeo descontextualizado acumulava 4.500 compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta segunda-feira (4).
Ibama não tem dinheiro pra nenhuma ação
Um vídeo antigo no qual a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira diz que não haveria mais verba para que o Ibama realizasse ações contra o desmatamento e o garimpo tem sido compartilhado fora de contexto para sugerir que esse seria um problema encontrado durante o governo Lula. A fala, no entanto, foi feita em dezembro de 2022 e se referia aos cortes realizados pela gestão Bolsonaro na área. Teixeira foi ministra de 2010 a 2016, durante os governos de Lula e Dilma Rousseff (PT).
O trecho que vem sendo compartilhado foi retirado da entrevista à imprensa concedida pelo grupo de trabalho de Meio Ambiente do governo de transição (veja abaixo). Na ocasião, Teixeira denunciava que funcionários do Ibama estavam inseguros sobre a continuidade do trabalho após um bloqueio de R$ 12,6 bilhões do órgão.
Na última quarta-feira (30), centenas de prefeitos entraram em greve para reivindicar aumento nos repasses da União aos municípios. Desde então, passaram a circular nas redes sociais falsos vídeos de protestos e alegações enganosas que sugerem que o governo Lula estaria cortando verbas de vários setores, como a segurança pública, a assistência social e a transposição do São Francisco.