🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que senador pede impeachment de ministros do STF é de 2019, não recente

Por Bruna Leite

9 de novembro de 2022, 13h21

Não é recente, como fazem crer postagens nas redes sociais, mas de 2019, o vídeo em que o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) fala sobre pedido de impeachment para os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Na época, o parlamentar protocolou no Senado um pedido de impeachment contra os magistrados por suposto abuso de poder no inquérito das fake news, que teve como um dos objetivos investigar ameaças contra ministros da corte.

O vídeo fora de contexto alcançou nesta quarta-feira (9) 2,3 milhões de visualizações e 142 mil compartilhamentos no Facebook.


Selo não é bem assim

A casa está caindo. Bora compartilha notícia boa.

Reprodução de postagem que trata como recente entrevista do senador Alessandro Vieira de 2019 em que pede impeachment de ministros do STF

É de 17 de abril de 2019 o vídeo que vem sendo compartilhado como recente em que o senador Alessandro Vieira concede entrevista coletiva para pedir o impeachment dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Dias Toffoli por crime de responsabilidade.

Na época, ele protocolou o pedido no Senado por suposto abuso de autoridade no âmbito do inquérito das fake news. É possível conferir a fala completa no canal da TV Senado no YouTube.

Toffoli havia instaurado o inquérito no mês anterior para investigar ameaças virtuais contra ministros do STF. Alexandre de Moraes, nomeado relator, expediu mandados de busca e apreensão e determinou o bloqueio de perfis em redes sociais. O ministro também ordenou que a revista Crusoé tirasse do ar uma reportagem que citava Dias Toffoli.

Um dia antes da declaração de Vieira à imprensa, ele já havia declarado que pediria o impeachment de Moraes e Dias Toffoli, com a justificativa de que eles teriam executado medidas judiciais por conta própria, sem a participação do Ministério Público.

Esta checagem também foi feita pelo Estadão Verifica.

Referências:

1. TV Senado
2. O Estado de S. Paulo (1 e 2)
3. Senado Notícias

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.