🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de 2019 que mostra médico sendo preso após negar atendimento circula fora de contexto

Por Luiz Fernando Menezes

20 de março de 2023, 15h20

É falso que a prisão de um médico de Guaratuba (PR), que diz em vídeo que circula nas redes não receber salário há mais de 60 dias, tenha relação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As imagens foram gravadas, na verdade, em 2019, ainda durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), e mostram o momento em que o profissional Rogério Augusto Perillo é detido por agentes da Polícia Militar do Paraná, no pronto-socorro da cidade, após negar atendimento a pacientes.

O vídeo descontextualizado viralizou no TikTok, plataforma em que acumula mais de 500 mil visualizações até a tarde desta segunda-feira (20). O conteúdo também foi compartilhado no Instagram.


Selo falso

Médico de Guaratuba é preso por não querer trabalhar por falta de salário. Vai dar PT.

Posts usam vídeo de 2019 que mostra prisão de médico para atacar o governo Lula

Publicações que circulam nas redes enganam ao alegar que o vídeo da prisão de um médico de Guaratuba (PR) teria ocorrido durante o governo Lula. As imagens, na verdade, foram registradas em março de 2019, ainda durante a gestão Bolsonaro, quando o profissional de saúde Rogério Augusto Perillo foi detido por desacato e desobediência civil após negar atendimento no pronto-socorro da Santa Casa da cidade.

Em entrevista após ser liberado da prisão, Perillo afirmou que estava sem receber salário há mais de 60 dias e que não negou atendimento a pacientes que apresentavam quadros graves de saúde.

Em nota divulgada à época, a Prefeitura de Guaratuba negou ser responsável pelo pagamento do salário do médico, que era funcionário terceirizado da empresa Exalife, que integrava um consórcio público de saúde. A prestadora, por sua vez, negou as acusações de Perillo e disse que tomaria “medidas judiciais e administrativas” contra o profissional.

Leia mais
Nas Redes Violência contra catadora na Paraíba não tem relação com governo Lula
Nas Redes Vídeo mostra ação da Receita Federal em shopping popular de SP em 2022, não durante governo Lula

Essa não é a primeira vez que peças de desinformação usam vídeos descontextualizados para sugerir que o novo governo estaria empregando violência contra trabalhadores. Na semana passada, Aos Fatos desmentiu que uma abordagem violenta contra uma catadora de recicláveis mostrada em vídeo teria relação com a gestão de Lula. No mês passado, peças de desinformação também atribuíram ao novo governo uma operação da Receita Federal em um shopping popular em São Paulo ocorrida em 2022.

Referências:

1. R7
2. YouTube (Balanço Geral)
3. G1
4. Aos Fatos (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.