🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.
Posts usam vídeo fora de contexto para alegar que Bolsonaro inaugurou ferrovia Norte-Sul
Um vídeo registrado em 2019 voltou a ser compartilhado nas redes para dar a entender que o governo Bolsonaro (PL) teria sido responsável pela inauguração da ferrovia Norte-Sul, o que não é verdade. A gravação disseminada pelos posts desinformativos mostra a cerimônia de assinatura da concessão de trechos da obra para a iniciativa privada. A ferrovia foi inaugurada em 16 de junho deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 14 mil compartilhamentos no Facebook e 250 mil visualizações no TikTok até o início da tarde de quarta-feira (21).
Avisa o molusco que essa obra já foi inaugurada.
Para sugerir que o presidente Lula teria inaugurado uma obra que já havia sido concluída durante o governo Bolsonaro, publicações nas redes têm tirado de contexto um discurso de 2019 do ex-ministro da Infraestrutura e atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A gravação, no entanto, não mostra a cerimônia de inauguração da ferrovia Norte-Sul, mas sim a solenidade de assinatura da concessão de um trecho da obra para a iniciativa privada. Naquela época, os trabalhos ainda não haviam sido finalizados.
Em julho de 2019, o governo assinou um contrato que cedeu o trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP) à empresa Rumo. O segmento em questão era dividido em dois tramos: o central, de 855 km, que já estava em funcionamento, e o sul, de 682 km, que ainda não havia sido entregue. Ainda durante o governo Bolsonaro, foi inaugurado um trecho de 172 km do ramo sul.
Durante seu mandato, Bolsonaro prometeu, em diversas ocasiões, inaugurar a ferrovia Norte-Sul:
- Em maio de 2021, meses após entregar o trecho de 172 km do tramo sul, o ex-presidente disse que a meta do governo era finalizar a obra ainda naquele ano;
- No início de 2022, ele afirmou que faria uma viagem de trem pela Norte-Sul em março ou abril junto do então ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), que seria eleito governador de São Paulo em outubro. O objetivo era celebrar o que ele chamava de “ressurgimento do modal ferroviário brasileiro”;
- Em setembro, durante a campanha presidencial, Bolsonaro anunciou que iria inaugurar a obra completa ainda em 2022, o que não ocorreu.
Na última sexta-feira (16), o presidente Lula concluiu as obras da Norte-Sul ao inaugurar o último terminal da ferrovia, localizado em Rio Verde (GO), dentro do trecho controlado pela concessionária Rumo.
A Norte-Sul tem uma extensão de 2.257 km e liga o porto de Itaqui (MA) ao porto de Santos (SP). A obra teve início em 1986, durante o governo de José Sarney (MDB), e foi palco de escândalos de corrupção como irregularidades e fraudes nos processos de licitação.
Referências:
1. EBC (1, 2, 3, 4 e 5)
2. CNN Brasil
3. Metrópoles
4. O Globo