Vídeo de 2016 em que Alckmin e Moraes são hostilizados circula como se fosse atual

Compartilhe

Não é atual e nem foi gravado em Brasília o vídeo em que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes são hostilizados por uma multidão, como afirmam publicações nas redes sociais. A gravação foi feita em 2016, na Faculdade de Direito da USP, e retrata um protesto de estudantes. Na época, Alckmin era governador, e Moraes, secretário de Segurança Pública do estado.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3.500 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (6) e circulam também no Instagram, Telegram e WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

GERALDO ALCKMIN e ALEXANDRE DE MORAIS, tentaram almoçar, hoje [05/01/2023], em um restaurante em Brasília. Os brasileiros de bem, não deixaram!!! Aconselho a aderirem as marmitinhas!!!

Posts difundem vídeo de 2016 para alegar que uma multidão hostilizou ambos ao saírem recententemente de um restaurante em Brasília, o que é falso

Posts nas redes enganam ao dizer que o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes foram hostilizados por uma multidão ao entrarem em um restaurante em Brasília, no início de janeiro. O vídeo compartilhado com a falsa descrição foi gravado, na verdade, em 22 de fevereiro de 2016, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo. Na época, Alckmin era governador de São Paulo, e Moraes, secretário estadual da Segurança Pública. Os estudantes da universidade protestavam contra supostos desvios na merenda escolar e contra a violência da Polícia Militar.

Ambos saíram escoltados do salão nobre da faculdade, onde participaram da solenidade de posse do presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Dimas Ramalho, segundo o UOL. Não foram encontradas gravações atuais em que Alckmin e Moraes tenham sido hostilizados ao saírem juntos de um restaurante, como afirmam as peças checadas.

Em checagem anterior, Aos Fatos verificou que um outro registro em que Moraes é hostilizado na avenida Paulista também é de 2016.

Referências

  1. UOL
  2. Aos Fatos

Compartilhe

Leia também

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

falsoNetanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã

Netanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã