🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de 2016 em que Alckmin e Moraes são hostilizados circula como se fosse atual

Por Marco Faustino

6 de janeiro de 2023, 13h14

Não é atual e nem foi gravado em Brasília o vídeo em que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes são hostilizados por uma multidão, como afirmam publicações nas redes sociais. A gravação foi feita em 2016, na Faculdade de Direito da USP, e retrata um protesto de estudantes. Na época, Alckmin era governador, e Moraes, secretário de Segurança Pública do estado.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3.500 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (6) e circulam também no Instagram, Telegram e WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

GERALDO ALCKMIN e ALEXANDRE DE MORAIS, tentaram almoçar, hoje [05/01/2023], em um restaurante em Brasília. Os brasileiros de bem, não deixaram!!! Aconselho a aderirem as marmitinhas!!!

Posts difundem vídeo de 2016 para alegar que uma multidão hostilizou ambos ao saírem recententemente de um restaurante em Brasília, o que é falso

Posts nas redes enganam ao dizer que o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes foram hostilizados por uma multidão ao entrarem em um restaurante em Brasília, no início de janeiro. O vídeo compartilhado com a falsa descrição foi gravado, na verdade, em 22 de fevereiro de 2016, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo. Na época, Alckmin era governador de São Paulo, e Moraes, secretário estadual da Segurança Pública. Os estudantes da universidade protestavam contra supostos desvios na merenda escolar e contra a violência da Polícia Militar.

Ambos saíram escoltados do salão nobre da faculdade, onde participaram da solenidade de posse do presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Dimas Ramalho, segundo o UOL. Não foram encontradas gravações atuais em que Alckmin e Moraes tenham sido hostilizados ao saírem juntos de um restaurante, como afirmam as peças checadas.

Em checagem anterior, Aos Fatos verificou que um outro registro em que Moraes é hostilizado na avenida Paulista também é de 2016.

Referências:

1. UOL
2. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.