Vice-presidente da Venezuela não disse que Maduro decretou fim do coronavírus

Compartilhe

Trata-se de uma montagem o vídeo em que a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, diz que, após decreto presidencial, o país estaria livre do novo coronavírus, e as pessoas poderiam sair às ruas. Uma voz falsa foi inserida na gravação original da entrevista, feita no dia 13 de novembro, quando Rodríguez estava se reunindo com empresários russos.

O vídeo editado (veja aqui) tem viralizado principalmente no Twitter e também aparece em publicações no Facebook que acumulavam mais de 1.000 compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (25). Todas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Circula nas redes sociais um vídeo em que a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, diz à imprensa que “o vírus será pausado na manhã deste domingo, ou seja, está livre, [a população] pode sair às ruas” após decreto do presidente Nicolás Maduro. Algumas publicações usam a gravação para sugerir que a pandemia seria uma mentira, enquanto outras usam a fala para debochar dos venezuelanos. Rodríguez, no entanto, nunca disse isso: trata-se de uma montagem.

No vídeo original, publicado pelo canal Prensa Latina em 13 de novembro, a fala da vice-presidente não é a mesma da peça desinformativa. Na entrevista, Rodríguez falava da Lei Antibloqueio entre os governos venezuelano e russo. No trecho destacado pelas publicações, a vice-presidente dizia ter feito uma proposta para adquirir doses da vacina contra a Covid-19 Sputnik V e também fabricá-la no país.

Na peça de desinformação, é possível ver a assinatura do autor da montagem. Em sua descrição de perfil, o usuário @zuricht94 diz publicar “edições próprias”. O vídeo que vem sendo compartilhado, no entanto, foi deletado por “infringir as regras do Twitter”.

A peça de desinformação, que circulou primeiramente em língua espanhola, foi desmentida pela equipe da Maldita e do La Republica. No Brasil, o Boatos.org também publicou uma checagem sobre o assunto.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.

Compartilhe

Leia também

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

falsoNetanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã

Netanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã