🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vereadora do PSOL em Vitória corrigiu fala sobre derrota de Lula na eleição

Por Marco Faustino

26 de julho de 2022, 18h28

Um vídeo em que a vereadora Camila Valadão (PSOL), da Câmara Municipal de Vitória, fala que as pesquisas indicam a derrota do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) circula fora de contexto nas redes sociais (veja aqui). Ela de fato afirmou que as pesquisas indicavam a derrota de Lula, mas se corrigiu segundos depois: disse que os levantamentos mostram vitória do ex-presidente contra o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL).

Publicações que omitem o contexto original do vídeo somavam 21 mil curtidas no Instagram e centenas de shares no Facebook nesta terça-feira (26).


Selo não é bem assim

Vereadora Camila Valadão diz que as pesquisas eleitorais indicam a derrota de Lula

Posts fazem crer que a vereadora Camila Valadão (PSOL-ES) admitiu derrota de Lula; registro, no entanto, omite que se trata de um ato falho

A declaração da vereadora Camila Valadão (PSOL), de Vitória, de que as pesquisas eleitorais mostram a derrota de Lula na disputa à Presidência da República, difundida nas redes sociais, foi na verdade um ato falho. O vídeo que circula omite uma fala subsequente da vereadora em que ela se corrige e diz que as pesquisas mostram, na verdade, a derrota de Bolsonaro para Lula.

O trecho tirado de contexto foi dito pela vereadora durante sessão da Câmara Municipal de Vitória na última segunda-feira (25), transmitida ao vivo no YouTube. Aos 34 minutos, Valadão diz:

“Meu corpo estará nas ruas e nas lutas para essa missão. As pesquisas eleitorais já indicam a derrota eleitoral de Lula, então seguiremos na batalha para que isso de fato se concretize.” A vereadora, no entanto, se corrige logo em seguida: “(...) de Bolsonaro, troquei. Derrota de Bolsonaro e vitória de Lula. É o que as pesquisas dizem”. Essa última afirmação não aparece na publicação checada.

Lula lidera a maioria das pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República feitas até o momento da publicação desta checagem. O agregador do Estadão, que usa dados de 14 institutos, aponta uma média de 45% para o petista, ante 31% de Bolsonaro; o UOL, que considera 20 institutos, coloca o ex-presidente com 43% e o atual mandatário com 32%. Os cálculos não são uma média do valor absoluto dos resultados, pois dão pesos diferentes para os institutos de pesquisa, com base em critérios de qualidade.

Referências:

1. Instagram
2. YouTube
3. O Estado de S.Paulo
4. UOL


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.