Este conteúdo foi atualizado às 17h42 do dia 16.ago.2024.
Desde a última sexta-feira (9), têm viralizado nas redes peças de desinformação que tentam gerar polarização ou apontar causas para o acidente aéreo ocorrido em Vinhedo (SP). A queda do avião da VoePass, que ia de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP), matou 62 pessoas.
Além de vídeos descontextualizados que mostram turbulências e problemas técnicos ocorridos com outras aeronaves, circulam nas redes publicações sensacionalistas que criam teorias conspiratórias sobre a tragédia para lucrar com cliques. Até o momento, os investigadores desconhecem os motivos do acidente.
Veja abaixo tudo o que checamos sobre o assunto:
Vídeo em que Lula diz ‘ainda bem que teve um desastre’ é antigo e não tem relação com acidente aéreo em Vinhedo
Usuários têm compartilhado uma fala antiga do presidente de forma descontextualizada para sugerir que ele teria comemorado o acidente aéreo. Na verdade, a declaração “ainda bem que teve um desastre” foi dada pelo petista em 20 de maio e fazia referência a outro acidente.
Aviões ATR-72 não caíram 402 vezes desde que foram lançados
Posts nas redes distorcem uma informação divulgada pela ASN para alegar que já foram registradas 402 quedas de aeronaves ATR-72. O número indicado pelas peças de desinformação se refere ao total de ocorrências registradas desde o primeiro voo deste tipo de aeronave, em 1988. Essas ocorrências incluem diversos tipos de acontecimentos, que vão desde colisões com pássaros até ameaças terroristas.
Posts distorcem vídeo para dar a entender que youtuber previu acidente aéreo em Vinhedo
Não é verdade que o youtuber Lucas Estevam previu a queda do avião da VoePass. O criador de conteúdo publicou em seu canal um vídeo sobre como é voar com a companhia aérea, e o vídeo foi tirado de contexto por posts enganosos. Em nota ao Aos Fatos, Estevam disse que avaliou a viagem e a aeronave, que não era a mesma que caiu em Vinhedo (SP). E lamentou o uso de seu vídeo de modo desinformativo.
Ex-namorada de piloto da VoePass não disse que acidente aéreo foi causado de propósito
Posts nas redes também têm distorcido uma publicação da influenciadora Débora Stein para alegar que o piloto da aeronave, seu ex-namorado Danilo Romano, teria causado o acidente de propósito.
Piloto do avião da VoePass não pediu autorização para pousar em Viracopos
Também circula na internet um áudio anônimo e de origem desconhecida que engana ao afirmar que o piloto do avião da VoePass, que caiu na última sexta-feira (9) em Vinhedo (SP), teve seu pedido de pouso de emergência negado pela Torre de Comando do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), mesmo após relatar acúmulo de gelo nas asas da aeronave.
Vídeo de fumaça dentro de avião não mostra acidente em Vinhedo
Imagens que mostram o interior de uma aeronave repleto de fumaça têm sido compartilhadas nas redes como se fossem do acidente aéreo de Vinhedo. A cena, gravada em julho deste ano, registra na verdade um incidente ocorrido durante um voo da empresa mexicana Volaris.
Montagem junta vídeos de turbulências como se fossem de acidente aéreo em Vinhedo
Também circula nas redes um vídeo editado que usa cenas de incidentes ocorridos em três voos diferentes como se fossem registros dos momentos anteriores à queda do avião da VoePass.
Vídeo de pouso de emergência no Peru circula como se mostrasse avião que caiu em Vinhedo
Outro vídeo descontextualizado que tem viralizado nas redes mostra o interior de uma aeronave da companhia aérea peruana Star Perú no dia 24 de julho de 2023.
Médico Leonardo Ferreira não está entre as vítimas do acidente aéreo em Vinhedo
Outra mentira que tem viralizado é a de que o médico Leonardo Ferreira teria morrido no acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira (9). O próprio Ferreira, que atua como professor assistente da Faculdade de Medicina da Carolina do Sul, desmentiu as peças de desinformação.