Vaias ouvidas em vídeo foram direcionadas a outros políticos, não a Bolsonaro

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi vaiado durante evento de inauguração de um trecho da BR-101, em Propriá (SE), conforme é dito em postagens nas redes sociais (veja aqui). Na ocasião, o mandatário foi aplaudido e chamado de “mito”. Ao discursar, não foi interrompido por protestos. As vaias ocorreram quando ele começou a ler a lista de políticos apoiadores e citou nomes de alguns deputados federais e do prefeito da cidade.

A publicação enganosa conta com ao menos 20.800 compartilhamentos no Facebook e dezenas de retuítes no Twitter nesta segunda-feira (30).


Selo falso

Bolsonaro vaiado em Sergipe

Vídeo omite que vaias eram para deputados e um prefeito

Um vídeo que circula nas redes sociais alega que o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi vaiado em evento em Sergipe, mas a reação do público que aparece na gravação não era direcionada a ele, mas a outros políticos presentes. O registro original foi gravado na cerimônia de entrega de um trecho da duplicação da BR-140, em Propriá (SE), em 17 de maio, e é possível ouvir as vaias quando o mandatário apresenta outros políticos presentes.

A partir de 16 minutos e 3 segundos no vídeo divulgado pelo canal do UOL no YouTube, Bolsonaro recebe aplausos e é chamado de “mito” ao ser convidado para discursar. Não houve protesto antes ou durante a sua fala, nem quando ele subiu ao palco para cantar o hino nacional e para mostrar a placa de inauguração da duplicação da via.

A partir dos 24 minutos, já no fim do discurso, Bolsonaro agradeceu a políticos apoiadores e começou a ler alguns nomes deles em uma lista. As vaias ocorreram quando foram citados os deputados federais Bosco Costa (PL-SE), Fábio Reis (PSD-SE) e Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) e o prefeito de Propriá, Valberto Lima (MDB).

Já os deputados federais Laercio Oliveira (PP-SE) e João Roma (PL-BA) e o prefeito de Porto Real do Colégio (AL), Aldo Popular (MDB), foram aplaudidos. Bolsonaro riu e ficou em silêncio durante as manifestações do público. O senador Fernando Collor (PTB-AL), que discursou antes de Bolsonaro, recebeu alguns aplausos ao ser citado pelo presidente.

A peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

falsoNetanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã

Netanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã