🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vaias em evento em Pernambuco foram a Raquel Lyra, não a Lula

Por Bianca Bortolon

15 de junho de 2023, 16h58

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado durante o evento de inauguração do novo campus do IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco), em Paulista (PE), no dia 7 de junho, como alegam publicações nas redes. Na ocasião, as críticas foram direcionadas à governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB), como pode ser comprovado pelo vídeo da transmissão oficial do evento.

Até a tarde desta quinta-feira (15), o conteúdo enganoso acumulava cerca de 21 mil visualizações no TikTok e 4.500 curtidas no Facebook.


Selo falso

Onde ele vai é assim É vaiado, não sei como ganhou

Vídeo alega que Lula foi vaiado em evento, mas as imagens mostram que o alvo das críticas era a governadora Raquel Lyra.

Um vídeo que circula nas redes afirma que o presidente Lula foi alvo de vaias durante a inauguração de um campus do IFPE na cidade de Paulista (PE), região metropolitana de Recife, em 7 de junho. Analisando a transmissão oficial do evento, no entanto, é possível perceber que a reação negativa do público era direcionada à governadora Raquel Lyra, e não ao presidente.

Na gravação disponibilizada pela TV Brasil, é possível ouvir a plateia gritar frases como “Cadê a merenda?” e “Raquel, pague o piso”, direcionadas à governadora. As vaias começaram logo que a Lyra iniciou seu discurso e fizeram com que Lula se levantasse para se colocar ao lado dela no púlpito. Enquanto o público entoava a palavra “mentirosa”, a governadora finalizou sua participação no evento com um aperto de mãos com o presidente.

A política também foi vaiada pelo público ao ter seu nome citado pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que também discursou. Em resposta às críticas, Lula e a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, levantaram os braços e a aplaudiram.

Por outro lado, Lula recebeu o apoio da plateia em diversos momentos da transmissão. Além de gritar “Olê, olê, olá, Lula, Lula” e “Lula, eu te amo”, o público fez sinais de “L” com as mãos, em referência ao petista, e o aplaudiu após seu discurso e no momento em que ele recebeu presentes de alunos do IFPE.

A Reuters também desmentiu as publicações enganosas.

Referências:

  1. IFPE
  2. Terra
  3. TV Brasil
  4. G1
Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.