Vaias em evento em Pernambuco foram a Raquel Lyra, não a Lula

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado durante o evento de inauguração do novo campus do IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco), em Paulista (PE), no dia 7 de junho, como alegam publicações nas redes. Na ocasião, as críticas foram direcionadas à governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB), como pode ser comprovado pelo vídeo da transmissão oficial do evento.

Até a tarde desta quinta-feira (15), o conteúdo enganoso acumulava cerca de 21 mil visualizações no TikTok e 4.500 curtidas no Facebook.


Selo falso

Onde ele vai é assim É vaiado, não sei como ganhou

Vídeo alega que Lula foi vaiado em evento, mas as imagens mostram que o alvo das críticas era a governadora Raquel Lyra.

Um vídeo que circula nas redes afirma que o presidente Lula foi alvo de vaias durante a inauguração de um campus do IFPE na cidade de Paulista (PE), região metropolitana de Recife, em 7 de junho. Analisando a transmissão oficial do evento, no entanto, é possível perceber que a reação negativa do público era direcionada à governadora Raquel Lyra, e não ao presidente.

Na gravação disponibilizada pela TV Brasil, é possível ouvir a plateia gritar frases como “Cadê a merenda?” e “Raquel, pague o piso”, direcionadas à governadora. As vaias começaram logo que a Lyra iniciou seu discurso e fizeram com que Lula se levantasse para se colocar ao lado dela no púlpito. Enquanto o público entoava a palavra “mentirosa”, a governadora finalizou sua participação no evento com um aperto de mãos com o presidente.

A política também foi vaiada pelo público ao ter seu nome citado pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que também discursou. Em resposta às críticas, Lula e a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, levantaram os braços e a aplaudiram.

Por outro lado, Lula recebeu o apoio da plateia em diversos momentos da transmissão. Além de gritar “Olê, olê, olá, Lula, Lula” e “Lula, eu te amo”, o público fez sinais de “L” com as mãos, em referência ao petista, e o aplaudiu após seu discurso e no momento em que ele recebeu presentes de alunos do IFPE.

A Reuters também desmentiu as publicações enganosas.

Referências

  1. IFPE

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores