🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vaias em evento para entrega de casas foram a prefeita de Abaetetuba, não a Lula

Por Marco Faustino

19 de junho de 2023, 15h15

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sido vaiado durante o evento de entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, em Abaetetuba (PA), no último sábado (17), como alegam publicações nas redes. Na ocasião, as críticas foram direcionadas à prefeita da cidade, Francineti Carvalho (PSDB), como pode ser comprovado pelo vídeo da transmissão oficial do evento.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 23 mil compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (19) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Abaetetuba: Nem Helder Barbalho que achava que tinha o controle da situação conseguiu evitar a sonora vaia ao presidente Lula

Publicações enganam ao dizer que Lula foi vaiado durante evento em Abaetetuba (PA); reação negativa foi direcionada à prefeita da cidade

Publicações nas redes sociais difundem um trecho da cerimônia de entrega de 222 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, na cidade de Abaetetuba (PA), em 17 de junho, para alegar que o presidente Lula foi vaiado no evento, o que é falso. A transmissão oficial do evento, mostra que a reação negativa dos munícipes era direcionada à prefeita Francineti Carvalho, e não ao presidente. Último a discursar, Lula foi recebido pelo público com cânticos de “olê, olê, olá, Lula, Lula” e foi aclamado em diversos momentos.

Na transmissão oficial da TV Brasil, é possível ouvir a plateia saudar Lula no início da cerimônia e, na sequência, parte do público vaia e faz gestos negativos assim que o nome da prefeita é anunciado. A reação negativa continuou até a intervenção do governador Helder Barbalho (MDB), que disse que a ocasião se tratava de um dia de festa para receber o presidente, que visitava a cidade pela primeira vez. A fala de Barbalho gerou aclamações e aplausos da plateia.

Em seguida, a prefeita retomou o discurso com os ânimos do público mais arrefecidos e afirmou que as vaias direcionadas a ela eram de uma parte do público, não do município inteiro. Ela afirmou também ter sido oposição, mas que apoiou Lula nas eleições de 2022.

“Carreguei essa bandeira porque existia algo maior, existia algo muito maior, que estava além das nossas cores partidárias, dos nossos interesses pessoais, que era a democracia no nosso país e a esperança de vivermos momentos melhores”, disse a prefeita Francineti Carvalho.

Lula agradeceu o apoio da prefeita na eleição do ano passado logo no início do discurso dele, o que fez com que a plateia o aplaudisse.

Referências:

1. Governo Federal
2. Poder360
3. YouTube
4. Facebook

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.